Atualização do Google Maps traz novos recursos para transporte público

A assessoria do Google no Brasil informou que o recurso estará disponível inicialmente em oito cidades. Foto: Divulgação.

No Brasil, será possível acompanhar onde está o ônibus e saber se há problemas de circulação no metrô, por exemplo

JESSICA MARQUES

Uma atualização do Google Maps, aplicativo utilizado para traçar rotas e acessar a geolocalização, traz novos recursos para quem utiliza o transporte público. No Brasil, será possível  acompanhar onde está o ônibus e saber se há problemas de circulação no metrô, por exemplo.

A assessoria do Google no Brasil informou que o recurso estará disponível inicialmente em oito cidades. São elas São Paulo, Apucarana, Itabuna, Belo Horizonte, Rio De Janeiro, Curitiba, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul.

O aplicativo trará informações de localização dos ônibus, quando o recurso estiver disponível por parte da operadora de transporte público. Além disso, problemas de circulação no metrô, como velocidade reduzida ou maiores intervalos entre os trens, também serão exibidos na ferramenta.

TRAJETO MULTIMODAL

Outra grande novidade do Google Maps é a possibilidade de traçar trajetos multimodais. Antes, só era possível simular rotas apenas de carro ou exclusivamente de transporte público.

Com a atualização, será possível calcular tempo e trajeto para uma parte do caminho ser percorrida por carro e outra, por transporte público.

Esta é uma forma de o aplicativo incluir as novas tendências de mobilidade urbana que surgiram após o compartilhamento de veículos por aplicativos, como Uber e 99.

A opção de trajeto multimodal, entretanto, será disponibilizada apenas para São Paulo e Rio de Janeiro, inicialmente, no Brasil.

A atualização é válida para Android e iOS e teve início nesta segunda-feira, 1º de outubro de 2018. A novidade deve chegar a todos os dispositivos nas próximas semanas.

PARA MOTORISTAS

O aplicativo também traz novidades para quem utiliza o carro como principal meio de transporte. As previsões de tempo em congestionamento foram atualizadas, assim como as opções de caminhos, tanto para transporte público quanto para automóveis particulares.

Outra configuração disponível no aplicativo é a integração com players de música. Neste caso, é possível escolher a trilha sonora diretamente do Maps, sem precisar alternar entre os aplicativos. A novidade funciona com Spotify, Google Play Music e Apple Music.

Por fim, por meio da aba Commute, é possível visualizar previsões de trânsito para o trajeto diário entre a casa e o trabalho do usuário do aplicativo e vice-versa.

Com isso, baseado no histórico, o Google Maps apresenta informações sobre congestionamentos e acidentes, tempos estimados de chegada e sugestões de caminhos alternativos.

A função já existe, mas, segundo informações da Google, foi aprimorada. Em breve, todos os aparelhos terão a atualização e poderão conferir de perto das novidades.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading