Eletromobilidade e tecnologias para segurança são destaques do grupo Daimler na IAA
Publicado em: 27 de setembro de 2018

Algumas das novidades poderão ser futuramente aplicadas para o Brasil. Veja as fotos
ADAMO BAZANI
Tecnologias que identificam o pedestre e podem gerar frenagens totais ou parciais, estão em praticamente todos os ônibus expostos, tanto da marca Setra, como da Mercedes-Benz.
Em relação à tecnologia menos poluente há dois destaques de produtos expostos.
Primeiramente o eCitaro, para aplicações urbanas, que será destinado ao mercado europeu. O ônibus é 100% elétrico e tem baterias que armazenam energia suficiente para em média um autonomia de 250 quilômetros.
O segundo destaque é o Citaro Hybrid (híbrido), que possui um motor a combustão e ultracapacitores que geram energia para sistemas periféricos e para momentos da operação como arrancada e subidas. De acordo com a Mercedes-Benz, o veículo pode gerar uma economia de aproximadamente 8% de combustível. Na mesma proporção obtém-se a redução de emissões de poluentes.
Em relação à eletromobilidade a Mercedes-Benz não se restringiu apenas a ônibus. Existem veículos de testes, que serão em breve comercializados, como as vans Sprinter Vito, o caminhã de pequeno porte da Fuso e o Actros totalmente elétrico.
Já é realidade nos Estados Unidos o modelo de ônibus escolar Thoms Built Buses, outra marca do Grupo, que possui um banco de baterias com capacidade para proporcionar uma autonomia de aproximadamente 160 quilômetros. Essa autonomia é compatível com as operações desse tipo de transporte, que tradicionalmente tem trajetos menores e permitem que o ônibus fique parado.
Algumas das inovações tecnológicas apresentadas na edição deste ano da IAA, principalmente em relação à questão da segurança, em breve devem ser aplicadas no Brasil.
A perspectiva é para no futuro, quando o Brasil oferecer melhor infraestrutura de geração e distribuição elétrica, além de operação, a empresa também comercialize os modelos elétricos. Foi o que conversou o gerente de marketing da Mercedes-Benz no Brasil, Edson Brandão. Confira a entrevista na íntegra:
Entrevista com Edson Brandão, gerente de Marketing da Mercedes-Benz no Brasil
O Gerente de Marketing da Mercedes-Benz no Brasil, Edson Brandão, acompanha o grupo de jornalistas e influenciadores digitais brasileiros que foi à Feira IAA em Hanover, Alemanha, a convite da empresa.
Diário do Transporte: Quais são os destaques dessa feira em relação ao transporte de passageiros de maior capacidade?
Edson Brandão: Primeira o eCitaro, que é o nosso ônibus totalmente elétrico, com tecnologia Mercedes-Benz, segmento que estamos inovando. E também temos o veículo Híbrido Citaro, que também é destaque de vendas no mercado de vendas da Europa.
Diário do Transporte: Um detalhe curioso, que muita gente no Brasil pensa que ônibus híbrido é só com bateria e também com motor a combustão, esse Citaro Híbrido não é com baterias, certo?
Edson Brandão: O Híbrido usa ultracapacitores para fazer o armazenamento de energia. Tem uma maior durabilidade e confiabilidade na aplicação.
Diário do Transporte: Isso significa ampliação na vida útil do veículo?
Edson Brandão: Exato, porque esses ultracapacitores têm o mesmo tempo de vida do veículo, ou seja, 10 anos.
Diário do Transporte: Na área de transportes intermunicipais e regionais, quais as novidades?
Edson Brandão: Temos o Intouro, que faz a aplicação intermunicipal. Ele seria no Brasil equivalente ao nosso O-500 M, porque é piso alto, com suspensão pneumática e motor traseiro.
Diário do Transporte: Tem a Setra, que também é do grupo Daimler. Ela é uma empresa premium, certo? E vemos aqui na Feira IAA ônibus de grande categoria, inclusive veículos de dois andares e também HD…
Edson Brandão: Sim, é o Setra S-531 HDH, que é o Double-Decker que está com um pacote de segurança inovador, que é com ABA 4 (Active Brake Assist), que faz identificação de pedestre, e o Sideguard que identifica pontos cegos do lado direito.
Diário do Transporte: São algumas das novidades em relação à Setra. Esse modelo é novo, ou apenas o sistema?
Edson Brandão: Não, apenas a evolução de sistemas, os modelos são os mesmos já lançados em feiras anteriores.
Diário do Transporte: E para finalizar, voltando à mobilidade elétrica, tem o ônibus escolar para os Estados Unidos, inclusive pioneiro no Grupo Daimler em relação à tecnologia limpa, certo?
Edson Brandão: Exato. Essa á a facilidade de ter um Grupo com sete marcas diferentes de caminhões e ônibus, porque uma tecnologia de uma empresa, como da Thomas Built Buses, pode se transferir para outra aplicação na Europa ou no Brasil, o que nos dá uma maior eficiência de aplicação de componentes.
O que vale destacar é o fato das tecnologias poderem ser aplicadas em todo o portfólio de produtos. Então esses sistemas de segurança que estão sendo lançados no Setra também estão disponíveis nos Mercedes completos também, e é uma evolução constante. No Brasil lançamos a EBS, o ACC. Estas outras tecnologias estarão avançando no decorrer do tempo e com maturidade a gente vai levar para o Brasil.
Diário do Transporte: Mais pra frente, não agora, podemos ter elétricos da Mercedes no Brasil?
Edson Brandão: Vai ser uma evolução natural. No momento em que a parte de infraestrutura estiver bem madura, assim como as baterias, a gente vai levar o elétrico para o Brasil, mas dentro da condição brasileira, que é bem diferenciada, como temperatura, operação, ar-condicionado.

Thomas Built Buses, marca da Daimler nos EUA, que faz ônibus na planta de Carolina do Norte. Veículo totalmente elétrico. Autonomia de 160 km, o suficiente para ônibus escolares

Thomas Built Buses, marca da Daimler nos EUA, que faz ônibus na planta de Carolina do Norte. Veículo totalmente elétrico. Autonomia de 160 km, o suficiente para ônibus escolares

Visão aérea parcial do estande de ônibus do Grupo Dailmer

Visão parcial do estande de ônibus do Grupo Dailmer

Chassi elétrico, da Mercede-Benz, aplicado para o caminhão-conceito eActros, com 11 baterias, de 200 kg cada, que dão autonomia de 200 km.

eActros já implementado

eCitaro, ônibus urbano elétrico, com autonomia de 250 km. Veículo tem leitor de faixas, sistema de radar embutido para identificar pedestres, com frenagem de 30%. São dez caixas com baterias, distribuídas no teto e traseira

Traseira do eCitaro, com sistema de refrigeração para baterias de alta performance

Interior do eCitaro

Painel do eCitaro

Citaro Híbrido. Economia de diesel pode chegar a 12%. Veículo tem itens de segurança como leitores de faixas e identificador de pedestre. Em vez de baterias, o modelo tem ultracapacitores

Intouro, para aplicação intermunicipal, no mercado europeu

Tourismo, da Mercedes-Benz, na Europa, para maiores distâncias

Setra, do padrão Multiclass, modelo S 415 LE Business

Setra S516 HDH, ônibus HD da Setra

Setra S531 DT, de dois andares, da marca Premium do Grupo Dailmer

Interior Setra
O Grupo Daimler, somente no ano passado, comercializou em torno de 500 mil veículos comerciais acima de 6 toneladas entre ônibus e caminhões. Somente para a China, em parceria com a Foton, foram 100 mil unidades.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes, viajou a convite da Mercedes-Benz
Colaborou na redação no Brasil: Alexandre Pelegi
Em questão de design eu prefiro o Citaro híbrido, agora de tecnologia realmente o mais recente compensa, isso pra países que não te monopólio em cidades igual a vergonha que e em SP, lá fora a Mercedes investe pesado em ônibus menos poluentes, já aqui vira as costas, piada.