Ouro Preto recebe aplicativo que mostra horário dos ônibus

Aplicativo chega com nova bilhetagem eletrônica. Foto: Divulgação.

Moovit também permite traçar rotas utilizando o transporte público

JESSICA MARQUES

Os passageiros de Ouro Preto, em Minas Gerais, agora podem contar com um aplicativo que mostra o horário dos ônibus.

Foi lançado no município o Moovit, que também permite traçar rotas utilizando o transporte público, permitindo um planejamento do trajeto antes mesmo de sair de casa.

O anúncio da disponibilização do aplicativo foi feito pela Prefeitura de Ouro Preto. O Moovit funciona em tempo real e já está disponível para download gratuito em iOS, Android e para uso na web, pelo computador.

O aplicativo está disponível para download em mais de 1.500 cidades localizadas em 78 países e pode ser usado em 43 idiomas.

BILHETAGEM ELETRÔNICA

A partir desta quinta-feira, 20 de setembro de 2018, a Prefeitura irá implantar a bilhetagem eletrônica nos ônibus das linhas que percorrem a cidade.

“Além de agilizar o embarque e desembarque, as roletas eletrônicas facilitam também a fiscalização do recolhimento do Imposto Sobre Serviço (ISS) pelas empresas concessionárias”, informou a Prefeitura, em nota.

Segundo a Prefeitura, os novos cartões serão divididos nas seguintes categorias:

– Cartão Benefício Especial para os portadores de necessidades especiais – os usuários devem procurar a OuroTran para obter o novo cartão a partir do dia 17 de setembro.

– Cartão Benefício Sênior para os idosos acima de 60 anos – a solicitação é opcional e pode ser feita na Secretaria de Defesa Social a partir do dia 17 de setembro. Todos podem acessar o transporte coletivo apenas apresentando um documento oficial com foto, porém é interessante que todos tenham o cartão para que haja mais controle e segurança, de forma que possam sempre entrar pela porta da frente.

– Cartão Vale-transporte destinado aos trabalhadores que recebem recargas regulares de seus empregadores – as próprias empresas serão responsáveis pela entrega dos cartões.

– Cartão Usuário para os demais cidadãos em geral – os cartões poderão ser identificados com o CPF dos usuários (neste caso devem ser solicitados nas empresas de transporte coletivo) ou então poderão ser avulsos e, assim, comprados nos comércios do município. A partir de 20 de setembro, os cartões já estarão à venda nas garagens da Turin e Transcotta. O Terminal Rodoviário 8 de Julho será um ponto para recarga dos cartões.

Após a mudança, as carteirinhas de gratuidade continuarão valendo até dia 30 de novembro. Após esta data, só serão aceitos os cartões eletrônicos, segundo a Prefeitura.

Os vale-transportes de papel, por sua vez, terão sua validade respeitada de acordo com o período estampado neles.

A Prefeitura garantiu, em nota, que os funcionários que atuam como cobradores nos ônibus permanecerão em seus cargos, pois, mesmo com as catracas eletrônicas, a tarifa continuará sendo vendida em dinheiro.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta