Alstom lança primeiro trem para passageiros movido a célula de hidrogênio

Publicado em: 17 de setembro de 2018

Coradia iLint entrou em operação neste domingo no estado da Baixa Saxônia, Alemanha

ALEXANDRE PELEGI

A Alstom, das maiores fabricantes ferroviárias da Europa, colocou em operação neste domingo, dia 16 de setembro de 2018, o primeiro trem movido à célula de hidrogênio do mundo – o Coradia iLint.

O ato foi presenciado pelo Ministro da Economia e Transportes da Baixa Saxônia, Alemanha, e pelo Ministério Federal dos Transportes e autoridades das duas operadoras de transporte da região – a LNVG e a EVB.

Diante de convidados e membros da imprensa da Alemanha e do exterior, o primeiro trem movido à célula de hidrogênio do mundo entrou na estação de Bremervörde, cidade da Alemanha localizada no distrito de Rotenburg (Baixa Saxônia).

O Coradia iLint, construído pela Alstom em Salzgitter, Alemanha, está equipado com células de combustível que convertem hidrogênio e oxigênio em eletricidade, eliminando as emissões poluentes relacionadas à propulsão.

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Autoridades fazem a viagem inaugural no trem Coradia iLint

Desde esta segunda-feira, dia 17 de setembro, dois desses trens passaram a operar comercialmente na Baixa Saxônia.

Os usuários da rede Elbe-Weser, operada pela EVB, passarão a viajar a bordo dos trens de baixo ruído e emissão zero que alcançam até 140 km/h.

Já os passageiros da LNVG terão trens operados em quase 100 quilômetros de linha entre as cidades de Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervörde e Buxtehude, substituindo a frota de diesel existente da EVB.

O abastecimento dos novos trens será feito em uma estação móvel de abastecimento de hidrogênio, que será bombeado em estado gasoso para dentro dos trens a partir de um contêiner de aço de 40 pés de altura próximo aos trilhos da estação de Bremervörde. Com apenas um tanque, os trens a hidrogênio podem percorrer toda a rede durante todo o dia, graças a uma autonomia total de 1000 km. Um posto estacionário nas instalações da EVB está programado para entrar em operação em 2021, quando a Alstom entregará mais 14 trens Coradia iLint para a LNVG.

Henri Poupart-Lafarge, Chairman e CEO da Alstom, destaca que a entrada em operação dos trens Coradia iLint é uma revolução para a Alstom e para o futuro da mobilidade. “O primeiro trem movido a célula de hidrogênio do mundo está entrando em serviço de passageiros e está pronto para a produção em série”, destaca.

O CEO da Alstom ressaltou ainda que o Coradia iLint “anuncia uma nova era no transporte ferroviário livre de emissões. É uma inovação que resulta do trabalho da equipe franco-alemã e exemplifica a cooperação bem-sucedida entre os países”.

O Ministro da Economia e Transportes da Baixa Saxônia, Dr. Bernd Althusmann, apoiou a compra de outros 14 trens de hidrogênio pela LNVG, no valor de mais de 81 milhões de euros, e ressalta o trabalho pioneiro no transporte local em cooperação com a Alstom e a EVB.

Segundo ele, a tecnologia de acionamento livre de emissões do Coradia iLint “oferece uma alternativa climaticamente amigável para os trens a diesel convencionais, particularmente em linhas não eletrificadas”. Ele lembra ainda que “ao provar com sucesso a operacionalidade da tecnologia de célula de combustível no serviço diário, definiremos o curso para que o transporte ferroviário seja operado em grande escala de forma climaticamente amigável e sem emissões de carbono no futuro. O governo do estado da Baixa Saxônia tem orgulho de colocar este projeto inovador nos trilhos junto com a LNVG”.

O governo federal alemão tem apoiado ativamente o desenvolvimento e testes da nova tecnologia na Baixa Saxônia, fornecendo fundos do Programa Nacional de Inovação para Tecnologia de Hidrogênio e Células de Combustível.

OPERADORES DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO

A LNVG organiza o transporte ferroviário de passageiros entre o Mar do Norte e as montanhas Harz, e paga uma compensação anual de cerca de 300 milhões de euros para as companhias ferroviárias. A empresa vê a tecnologia de células de combustível como uma decisão estratégica, segundo descreve sua diretora Carmen Schwabl: “Com os dois trens Coradia iLint e com o uso de outros 14 trens de hidrogênio a partir do final de 2021, somos a primeira autoridade de transporte ferroviário de passageiros a substituir os veículos a diesel existentes por veículos livres de emissões”.

Mas o olhar da LNVG, segundo sua diretora executiva, está mais adiante: “Também fazemos isso porque cerca de 120 trens a diesel em nosso pool de veículos atingirão o fim de sua vida útil nos próximos 30 anos, o que significa que teremos que substituí-los. A experiência adquirida com este projeto nos ajuda a encontrar uma solução prática e sustentável”.

Já a EVB transporta cerca de 2 milhões de passageiros ferroviários e cerca de 4 milhões de passageiros de ônibus por ano, figurando entre as maiores provedoras de mobilidade na região entre os rios Elba e Weser, no norte da Alemanha. A tradicional empresa possui uma história de mais de 100 anos e cerca de 550 funcionários.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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