Fortaleza implanta primeira ciclofaixa com zebrado

Medida tem como objetivo aumentar segurança dos ciclistas e evitar colisão com automóveis

JESSICA MARQUES

A cidade de Fortaleza, no Ceará, implantou a primeira ciclofaixa com zebrado do município. A medida tem como objetivo aumentar a segurança dos ciclistas e evitar colisão com os automóveis.

Para separar os ciclistas dos motoristas de forma segura, foi colocado um zebrado entre a ciclofaixa e as faixas de veículos motorizados. Também foram colocados tachões refletivos para evitar que os carros invadam a via para bicicletas.

As ciclofaixas ficam na Avenida Perimetral, entre as ruas Alfredo Mamede e Vital Brasil. Ao todo, são cerca de 3,3 quilômetros de via exclusiva no sentido Mondubim – Bonsucesso e 3,7 quilômetros, no sentido Bonsucesso – Mondubim, totalizando sete quilômetros para a circulação de ciclistas.

Segundo informações da Prefeitura, as ciclofaixas estão instaladas sempre do lado esquerdo da via, uma em cada sentido do binário.

“As primeiras ciclofaixas com zebrado da cidade farão conexão com as ciclofaixas das seguintes vias Av. Osório de Paiva, R. Vital Brasil e R. Emílio de Menezes, além de se conectarem às ciclorrotas da Vila Manoel Sátiro, situadas nas ruas Dr. João Amora e Albano Amaral. Os ciclistas que circulam pelos bairros Novo Mondubim, Vila Manoel Sátiro, Vila Pery, Parque São Jorge e Bonsucesso, serão os principais beneficiados com a implantação deste novo modelo”.

PROMESSAS

A Prefeitura informou, em nota, que a infraestrutura integra o Anel Cicloviário de Fortaleza, que já conta com cerca de 36,6 quilômetros de vias exclusivas para ciclistas.

A promessa para este ano é implantar novas ciclofaixas na continuação da Av. Perimetral até a Av. Coronel Matos Dourado, na Av. Jornalista Tomás Coelho, e trechos da Av. Leste-Oeste e na Praia de Iracema.

“Outras vias, que não estão no projeto do Anel Cicloviário também receberão novas ciclofaixas, como é o caso da Av. Senador Virgílio Távora, rua Nereu Ramos e Av. Oliveira Paiva”, garantiu a Prefeitura.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta