Empresa de blockchain assina acordo de 24 bilhões de dólares para eletrificação de ônibus chineses

Foto: ilustração

Maior operador de ônibus elétricos da China firmou parceria com empresa norte-americana de tecnologia para produtos de leasing

ALEXANDRE PELEGI

A Seven Stars Cloud (SSC), empresa norte-americana de tecnologia, anunciou nesta segunda-feira, dia 20 de agosto de 2018, um acordo com a maior operadora de ônibus elétrico da China, a National Transportation Capacity Co Ltd (NTS), para levantar 24 bilhões de dólares destinados à eletrificação dos ônibus do país asiático.

O contrato de três anos com a NTS oferecerá produtos baseados no financiamento de leasing a investidores de todo o mundo, visando apoiar a expansão dos ônibus elétricos exigidas pelo governo chinês.

A SSC informou que fornecerá duas linhas de financiamento, uma na China e outra cobrindo os mercados globais.

O acordo inclui produtos de renda fixa baseados no financiamento de leasing, por meio do ecossistema blockchain da SSC. O sistema blockchain, que na tradução livre significa cadeia de dados, é uma forma de validar informações e transações, como se fosse um grande “livro de registro”.

Estima-se que o mercado para renovações e atualizações obrigatórias para as frotas de ônibus totalmente elétricos na China gira em torno de 145 bilhões de dólares.

Em um comunicado oficial, Bruno Wu, presidente e CEO da SSC, classificou o contrato como inovador. Segundo Wu, o contrato servirá “como uma janela para o mundo sobre como o valor dos ativos e a liquidez podem ser liberados pelas indústrias tradicionais à medida que levamos produtos de renda fixa para a era digital“.

Já o presidente do NTS, Jihong Huang, disse que a tecnologia baseada em blockchain da SSC rejuvenescerá os produtos tradicionais de financiamento de leasing ao oferecer maior “flexibilidade, fracionamento e acessibilidade global“.

A NTS é a maior operadora de serviço completo para ônibus elétricos, trabalhando com vendas, financiamento de leasing, redes de estação de recarga e serviços de dados em tempo real, incluindo mídia, pagamentos, mapas e reconhecimento facial.

COMO FUNCIONA O BLOCKCHAIN

Blockchain refere-se a registros digitais distribuídos. Uma de suas características é o seu mecanismo de gerar acordo ou consenso acerca de uma nova transação. Cada nova informação gerada sobre um tema aparece como um novo “bloco” em uma cadeia de informações. A incorporação do bloco à cadeia é a forma como se validam as transações. A validação de informação é feita pelos participantes de uma rede por meio de votação, assinatura digital ou similar.

Isso significa que nenhuma informação pode ser alterada sem que todos os envolvidos que compõem a rede tenham conhecimento desta alteração. Incorporar o blockchain a temas complexos como a gestão de sistemas urbanos, por exemplo, significa aumentar a transparência e, consequentemente, a eficácia da operação destes sistemas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading