Ônibus do transporte coletivo de Campina Grande (PB) passarão por vistoria ambiental na próxima semana

Foto: Divulgação

Programa Ambiental do Transporte, “Despoluir” foi criado como iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT. Programa completou 10 anos em julho de 2017

ALEXANDRE PELEGI

Os ônibus do transporte público de passageiros de Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba com 410 mil habitantes, passarão por nova vistoria ambiental na próxima semana.

Trata-se do Despoluir, Programa Ambiental do Transporte, que objetiva melhorar a qualidade do ar e a redução de poluentes.

Os ônibus passarão a ser vistoriados a partir desta segunda-feira, dia 20 de agosto de 2018. A vistoria segue durante toda a semana, até 25 de agosto, quando todos os 220 coletivos de Campina Grande serão submetidos a testes.

O Despoluir, criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, tem parceria com o SITRANS – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande.

Na vistoria realizada em 2017 os dados da frota de ônibus urbanos de Campina Grande registraram um índice de 97% de aprovação em consonância aos limites de emissão de fumaça estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.

FUNCIONAMENTO DA VISTORIA

Uma unidade móvel do programa Despoluir visita sistematicamente as empresas e terminais de passageiros, aferindo toda a Frota.

A unidade vem equipada com os seguintes equipamentos:

Opacímetro – aparelho que mede o nível de fumaça emitido pelos motores ciclo diesel;

Tacômetro – aparelho que mede a rotação e aceleração do motor; e

Software que registra e mede as coletas.

Um equipamento conectado a um computador gera automaticamente os resultados sobre os níveis de emissão de fumaça, conforme os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (resolução nº 16/1995 e nº 251/99) e 418.

Quando os resultados ultrapassam os limites permitidos pela legislação, a empresa é notificada sobre os veículos reprovados e o Programa Despoluir volta a analisar o mesmo ônibus num período de 90 dias.

Os veículos aprovados recebem o SELO DESPOLUIR, que possui validade de até 180 dias.

VÍDEO INSTITUCIONAL DO DESPOLUIR

 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta