CNH Industrial participa de 15º Fórum SAE Brasil mostrando inovações e tendências para sistemas de tração, com emissões reduzidas

Patrocinadora do evento, grupo que reúne importantes marcas como IVECO Bus e FPT Industrial foi representada pela participação de quatro executivos

ALEXANDRE PELEGI

Executivos da CNH Industrial participaram do 15º Fórum SAE Brasil, promovido nos dias 14 e 15 de agosto, em Curitiba (PR).

O Fórum, maior evento da comunidade Diesel no Brasil, Seção Paraná e Santa Catarina, se dedica ao aprofundamento dos assuntos que impactam fabricantes e usuários de motores Diesel, e reuniu engenheiros, especialistas, fabricantes e fornecedores da cadeia.

Nessa edição, cujo tema foi “Inovação e Cenários Futuros”, algumas questões catalisaram os debates: quais são as tendências e alternativas de combustíveis para veículos comerciais e fora de estrada? Apesar do diesel continuar como o protagonista, quais são e como estão os avanços das outras opções viáveis?

A CNH Industrial, patrocinadora do evento, foi representada pela participação de quatro executivos, que contribuíram com as palestras e os debates.

A CNH, uma das líderes globais no setor de bens de capital com experiência industrial reconhecida, reúne marcas individuais com força internacional e destaque em seu setor específico, como a IVECO para veículos comerciais, IVECO BUS e Heuliez Bus para ônibus urbanos e rodoviários, Iveco Astra para veículos de pedreira e construção, Iveco Defence Vehicles para defesa e proteção civil e FPT Industrial para motores e transmissões, dentre outras.

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Luiz Noronha, engenheiro de Projetos da FPT Industrial para a América Latina – Fotos: Levy Pereira

Luiz Noronha, engenheiro de Projetos da FPT Industrial para a América Latina

No primeiro dia do Fórum, o engenheiro Luiz Noronha destacou os desafios e as oportunidades tecnológicas para a implementação da nova norma de emissões Euro 6, chamada de Proconve P8 no Brasil. “Nossas expectativas são menores emissões de óxidos de nitrogênio e melhorias no diagnóstico a bordo, o que inclui sensores de medição da qualidade da ureia no diesel”, disse.

Com a palestra “Aplicação de veículos comerciais em condições de estrada – Euro 6: tendências tecnológicas para a realidade do mercado da América Latina”, Luiz Noronha ressaltou que em momentos de alteração na legislação e mudança de tecnologia é preciso sempre pensar no cliente.

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Sergio Soares, diretor de Desenvolvimento de Produto e Engenharia Agrícola da CNH Industrial para América Latina

O engenheiro participou do painel “Integração do Veículo/Powertrain e diferentes aplicações (urbana, estrada e fora de estrada)”, em que o debate foi mediado pelo diretor de Desenvolvimento de Produto e Engenharia Agrícola da CNH Industrial para América Latina, Sergio Soares.

Luiz Noronha, engenheiro de Projetos da FPT Industrial para a América Latina – Fotos: Levy Pereira

Fabio Nicora, engenheiro responsável por Combustíveis Alternativos e Eletrificação de Veículos Leves da CNH Industrial

No painel “Combustão, combustíveis e tecnologias para controle de emissões”, realizado no 2º dia do evento, o engenheiro responsável por Combustíveis Alternativos e Eletrificação de Veículos Leves da CNH Industrial, Fabio Nicora, apresentou alternativas viáveis como gás natural veicular (GNV) e biometano.

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Fabio Nicora, engenheiro responsável por Combustíveis Alternativos e Eletrificação de Veículos Leves da CNH Industrial

Nicora ressaltou que em países da Europa essas tendências já fazem parte do mercado e não são mais nichos. “No Brasil, esse mercado poderia ser ainda maior. Temos muitas oportunidades aqui, matéria-prima disponível em quantidade e qualidade, produtos preparados e inovadores, mas falta infraestrutura logística e de abastecimento”, disse.

Fabio Nicora, engenheiro responsável por Combustíveis Alternativos e Eletrificação de Veículos Leves da CNH Industrial

Na palestra “Combustíveis gasosos em aplicações comerciais e fora de estrada”, Fabio Nicora destacou o amplo portfólio de motores para essas utilizações e produtos em testes, com foco em controle e redução de emissões e poluentes. Ele reforçou ainda as vantagens em comparação ao diesel. Além do GNV e biometano, Fabio citou o gás natural liquefeito (LNG), que possibilita uma capacidade e autonomia maior para caminhões que rodam longas distâncias.

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Alessandro Silva, gerente de Homologação, Métodos e Processos da CNH Industrial

Alessandro Silva, gerente de Homologação, Métodos e Processos da CNH Industrial

O gerente de Homologação, Métodos e Processos da CNH Industrial, Alessandro Silva, encerrou o evento e a participação da CNH Industrial.  Participando como gerente do 15° Fórum SAE Brasil, Alessandro ressaltou a importância dos debates para o alinhamento do que virá junto com as tecnologias diesel e o que possivelmente será a substituição dos motores de combustão. “Nessa edição, assumimos o compromisso de oficializar essas tendências sem deixar para trás a importância que o nome diesel carrega”, avaliou.

 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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