Número de passageiros de ônibus urbanos cai 30% em 20 anos no Brasil

Sistema perdeu 137,3 milhões de usuários no período

JESSICA MARQUES

O número de passageiros de ônibus urbanos caiu 30% nos últimos 20 anos no Brasil. É o que mostra o Anuário do Transporte, realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).

Em 1996, o número de passageiros transportados por mês no sistema de ônibus urbano era de 460,9 milhões. Em 2016, o número registrado foi de apenas 323,6 milhões. Com isso, é possível constatar que o sistema perdeu 137,3 milhões de usuários no período.

O levantamento levou em consideração nove capitais brasileiras para os cálculos: Belo Horizonte-MG, Curitiba-PR, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, Porto Alegre-RS, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA e São Paulo-SP.

AUTOMÓVEIS NAS RUAS

O levantamento também revelou que, em apenas uma década, a quantidade de automóveis nas ruas aumentou 67%. Nesta conta, entram apenas carros de passeio, sem considerar ônibus ou outros veículos de transporte coletivo.

Neste ano, circulam 53,5 milhões de carros no Brasil, enquanto em 2008 o número estava em aproximadamente 32 milhões de automóveis nas vias brasileiras. Portanto, a última década teve um aumento de 21,5 milhões de automóveis no país.

O número fica ainda mais expressivo se formos mais longe. Em 14 anos, o Brasil ganhou 59 milhões de veículos circulando nas estradas e rodovias. O número representa um aumento de 150%, considerando todo tipo de veículo motorizado.

Entretanto, a frota do sistema de ônibus urbano neste ano é de apenas 107 mil veículos. São números que revelam claramente a preferência do brasileiro pelo transporte individual.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta