Varsóvia, capital da Polônia, coloca em operação 61 novos ônibus híbridos da MAN

Um dos critérios levados em conta para a aquisição dos veículos foi a redução das emissões e do ruído no centro de Varsóvia

ALEXANDRE PELEGI

Mobilis, a maior operadora de transportes públicos de Varsóvia, capital da Polônia, acaba de colocar em operação 61 ônibus MAN Lion’s City Hybrid.

A capital polonesa introduziu os novos veículos visando contribuir para a criação de um sistema de transporte público sustentável e atrativo naquela que é uma das dez maiores cidades da União Europeia, com mais de 1,7 milhões de habitantes,.

Um dos critérios levados em conta pela Mobilis para adquirir os ônibus híbridos da MAN foi a redução das emissões e do ruído no centro da cidade. Além disso a diminuição do consumo de combustível em aproximadamente 30% em comparação com um ônibus diesel convencional.

As estimativas apontam para uma economia média de dez mil litros de combustível por ano.

Os 61 ônibus MAN Lion’s City Hybrid vêm equipados com um motor diesel Euro 6 de 250 cv e um motor elétrico, cuja função é fornecer potência adicional utilizando a energia de frenagem recuperada pelo ônibus. A energia recuperada e armazenada em ultracondensadores é aproveitada para possibilitar uma circulação com emissões zero e baixo ruído nas aproximações dos pontos de parada. Christian Fischer, chefe de Gestão de Vendas de Ônibus da Man Truck & Bus, explica que esse sistema reduz muito a poluição sonora para os moradores locais.

Os novos ônibus híbridos da MAN possuem piso baixo para facilitar o embarque e desembarque, com rampa manual numa das três portas que abrem para o interior do veículo. A iluminação LED também contribui para o embarque e desembarque com segurança no período noturno.

Os ônibus urbanos de 12 metros dispõem ainda de sistemas de apoio à condução como EBS (Electronic Brake System), que inclui controle de tração e ABS, freio de emergência, indicador eletrônico de desgaste das pastilhas de freio e um sistema automático de extinção de incêndios no compartimento do motor.

Os veículos também contam com sistema de videovigilância no compartimento dos passageiros, enquanto o motorista está protegido contra intrusos através de uma divisória na cabine de direção.

Christian Fischer, executivo da MAN, conta que a empresa trabalha com sucesso com a Mobilis há 25 anos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Varsóvia, capital da Polônia, coloca em operação 61 novos ônibus híbridos da MAN

  1. Ai sim, e o Brasil zzzzzzzzzzz

1 Trackback / Pingback

  1. Varsóvia, capital da Polônia, coloca em operação 61 novos ônibus … – MECÂNICA Diesel em Ararangua

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: