Empresas brasileiras de transporte visitam principal operadora do BRT da cidade do México

A visita foi organizada pela UITP Latin America, para que os operadores brasileiros pudessem conhecer os 120 ônibus em operação no sistema BRT do México.

Representantes da Metra, SBCTrans e Cartão legal foram conhecer a CISA e o órgão gestor Metrobús

REDAÇÃO JESSICA MARQUES

Com informações e fotos de Roberto Sganzerla, especialista em Marketing em Transporte e Mobilidade Urbana para o Diário do Transporte

Companhias de transporte brasileiras, do ABC Paulista, visitaram a principal operadora do BRT da cidade do México. Representantes da Metra, SBCTrans e Cartão Legal foram conhecer a empresa CISA (Corredor Insurgentes), e o órgão gestor, Metrobús.

A visita foi organizada pela UITP Latin America, para que os operadores brasileiros pudessem conhecer o sistema BRT do México, que atende a 1,5 milhão de passageiros por dia.

São 688 ônibus, sete corredores e sete empresas operadoras. Os veículos contam com a infraestrutura própria para a operação, como os 300 quilômetros de corredores e faixas exclusivas.

A CISA integra um grupo composto por 12 empresas e transporta 600 mil passageiros diariamente.

Sistema conta com 688 ônibus, dos quais 90 de dois andares, 150 biarticulados e 400 articulados.

A visita foi acompanhada por Rodney Freitas, diretor do Cartão Legal; Nicolás Rosales Pallares, coordenador da AMTM (Associação Mexicana de Transporte e Mobilidade); Carlos Batista, gestor de planejamento da Metra, Milena Braga Romano, diretora executiva da SBCTrans; Victor Martinez Gualito, coordenador da CISA, Douglas Domiciano, assessor da diretoria executiva da SBCTrans e Roberto Sganzerla, especialista em marketing em Transporte e Mobilidade Urbana.

Uma das novidades vista pelo grupo foi a operação de um ônibus com dois pisos do corredor de BRT Metrobús. Os executivos informaram, em nota, que ficaram “impressionados com o projeto de estrutura viária criada, implantada e mantida pelo poder público, que priorizar o corredor BRT Metrobús na cidade, e ao mesmo tempo contempla os demais modais, como calçadas, ciclofaixas, faixas para carros autorizados e faixas para os demais veículos”.

Roberto Sganzerla – Especialista em Marketing e Mobilidade Urbana, Rodney Freitas – Diretor Cartão Legal, Nicolás Rosales Pallares – Coordinador de AMTM (Asociación Mexicana de Transporte y Movidad), Carlos Batista – Gestor de Planejamento da Metra, Milena Braga Romano – Diretora Executiva da SbcTrans, Victor Martinez Gualito – Coordinador de CISA (Corredor insurgentes), Douglas Domiciano – Assessor da Diretoria Executiva SBC Trans.

Outra novidade vista na Cidade do México foi para o sistema de bilhetagem. O cartão Metrobús MasterCard Contactless, visto pelo grupo de brasileiros, teve 2 milhões de unidades emitidas em menos de 8 meses de seu lançamento.

Bilhete eletrônico pode ser usado em diferentes modais na Cidade do México

Cartão com bandeira também é usado para pagar tarifa de ônibus

Atualmente, são feitas cerca de 260 mil transações dia, o que corresponde a 8% das viagens nos ônibus e Metrô da cidade do México. O cartão é aceito nos ônibus BRT, no metrô e em outros modais, conforme contou Gabriel Reis, responsável pela bilhetagem na Metrobús.

Bicicletas compartilhadas são integradas com os ônibus e possuem mesma padronização visual. Sistema de Brasília começa a a adotar o mesmo conceito

A integração entre diferentes modais, como ônibus com bicicletas, ambos com o mesmo padrão visual, e o Metrô também chamou a atenção dos visitantes.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Com informações e fotos de Roberto Sganzerla, especialista em Marketing em Transporte e Mobilidade Urbana

1 comentário em Empresas brasileiras de transporte visitam principal operadora do BRT da cidade do México

  1. O problema e trazer o que tem de bom, porque nunca vejo isso.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: