Região Metropolitana de Recife terá biometria facial nos ônibus

Instalação do sistema nos veículos terá início ainda neste ano

JESSICA MARQUES

Os ônibus da Região Metropolitana de Recife terão biometria facial. A instalação do sistema nos veículos terá início ainda neste ano, sem prazo para conclusão da implantação da tecnologia.

A informação foi confirmada pelo Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco) ao Diário de Pernambuco. A intenção é equipar os 2,9 mil veículos que operam na região.

A biometria facial tem como principal objetivo coibir fraudes em gratuidades e benefícios tarifários. O sistema identifica se o usuário do cartão é o mesmo que está cadastrado no sistema, por meio de uma câmera que identifica o rosto do passageiro e uma tecnologia que compara a imagem com a foto que foi cadastrada na empresa responsável pelo sistema de bilhetagem.

Além disso, no caso da Região Metropolitana de Recife, os equipamentos que serão instalados nos ônibus permitirão a realização de recargas no cartão VEM, dentro do próprio coletivo.

Para utilizar o recurso, será preciso ter um aplicativo instalado no smartphone. O sistema vai funcionar tanto como CittaMobi quanto com o Ponto Certo.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: