Prefeitura de São Bernardo do Campo promete redução de metade do tempo de​ viagem com vans

Vans aceitam pagamento em dinheiro e Cartão Legal. Foto: Jessica Marques

Ao todo, oito veículos operam na cidade, em três linhas

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, apresentou oficialmente a circulação de vans na linha 28 – São Pedro / Jardim Limpão nesta quarta-feira, 25 de julho de 2018. Ao todo, oito veículos operam em três linhas da cidade. A promessa para o bairro Limpão é reduzir pela metade o tempo de viagem para os passageiros com o novo meio de transporte.

Em 21 de julho, foram apresentadas as linhas 32A – Areião / Paço e 54B – São Pedro / Sacolão. Contudo, as três linhas já operavam em caráter experimental desde maio.

A princípio, as vans devem circular entre os intervalos do horário de pico, para atender a demanda e evitar superlotação nos micro-ônibus.

Iniciamos com oito vans porque começamos com um projeto-piloto, que se tornou oficial. Nossa ideia inicial são linhas expressas, que não param em nenhum ponto. Pega no bairro, vai para o centro e do centro para o bairro” – disse a diretora da SBCTrans, Milena Braga.

Os veículos têm capacidade para transportar 24 pessoas por viagem. A tarifa custa R$ 4,40, com pagamento em dinheiro ou por meio do Cartão Legal.

IMG-20180725-WA0053

Interior da van conta com validador para Cartão Legal. Foto: Jessica Marques

Apesar de não haver catraca nas vans, existem câmeras e um monitor por onde o motorista consegue ver se o passageiro pagou ou não a tarifa. Caso o pagamento seja feito em dinheiro, o motorista é quem recebe. As notas e moedas ficam guardadas em um local seguro, semelhante ao cofre nos ônibus municipais.

Nossa primeira ideia foi com relação ao combate ao clandestino, que inicialmente operava em vans e agora opera também em carros particulares. A gente teve essa ideia com o objetivo de oferecer um serviço que as vans clandestinas oferecem, mas oficializado, com motoristas treinados, preparados e com toda a infraestrutura da empresa” – contou Milena, que também ressaltou que menor tempo de viagem proporciona maior conforto.

A ideia das vans surgiu por meio da união de uma intensão da empresa com uma demanda da própria população, conforme contou o prefeito Orlando Morando. A ETC (Empresa de Transportes Coletivos) e a SBCTrans criaram juntas o projeto.

Nós detectamos que esses bairros que têm ruas estreitas, pela própria formação do bairro, não tem condições de fazer uma duplicação. Eu teria que demolir muitas casas e até escolas. Não seria viável. Como ter um transporte coletivo mais rápido e eficiente? As vans” – explicou o prefeito Orlando Morando.

NOVAS LINHAS

A diretora da SBCTrans informou que um estudo está sendo feito pela empresa para ampliar o uso de vans nas linhas da cidade.

“Temos a ideia de estender para algumas linhas deficitárias, que nós temos um número de passageiros muito baixo e que a demanda é muito pequena para ônibus ou micro-ônibus. A ideia também é colocar vans. Nos finais de semana também, em linhas que tenham um carregamento menor. Vai dar uma agilidade maior e conforto ao passageiro, além de otimizar os recursos da empresa” – disse Milena.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Celio disse:

    Que horas vai sair a primeira van preciso sair as04:00 da manhã

  2. Celio disse:

    Qual horário o primeiro onônib vai para o sacolao saindo da vila São Pedro

  3. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    Pena que aqui em SP/SP a Prefeitura nao pensa nessas coisas uteis a locais oor onde deveriam passar até Micros e não passa nada! Na Área 2 – Zona Norte – existem vários locais com essas dificuldades ! E ruas com ladeiras íngremes ! Tucuruvi…Vila Medeiros…Jaçanã… Tremembe …Cachoerinha… que tal?! Acorda PMSP/SMT/SPTrans …!

  4. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    É isso que falta na região do Tucuruvi, Jaçanã, Vila Medeiros, Tremembe, Cachoeirinha… Área 2 – Z. Norte da Capital Pta. !

    1. Celio disse:

      Que horas sai o primeiro oniôni para o paço municipal o sacolão eu preciso sair todos dias as 04:00 da manhã

      1. blogpontodeonibus disse:

        Seria interessante obter esta informação direto com o atendimento ao cliente da SBCTrans

Deixe uma resposta