BYD recebe prêmio na França por inovação

Premiação promovida por agência de fomento francesa recompensa empresas que decidiram investir na região norte do país nos últimos três anos

ALEXANDRE PELEGI

Amiens, cidade localizada ao norte da França, a 120 Km de Paris, foi palco no dia 29 de junho da cerimônia de entrega do prêmio Investimento Internacional 2018.

Promovido pela Nord France Invest, agência de promoção de investimentos da região, a BYD France foi uma das empresas laureadas, recebendo o prêmio na categoria Inovação. Nessa categoria, a gigante global especializada em energia limpa foi a única empresa premiada na categoria.

nord_france_BYD

Cerimônia de premiação da Nord France Invest, em Amiens. Leevon Tian, da BYD, que recebeu o prêmio da categoria Inovação é o terceiro da direita para a esquerda

A premiação, realizada a cada três anos, é decidida por um júri especial composto de membros da diretoria da agência francesa, os vencedores da edição anterior (2015) e um comitê de especialistas. O objetivo é reconhecer e recompensar o investimento feito por empresas na região nos anos recentes.

A escolha da BYD tem uma razão forte: em 2017 a empresa anunciou o investimento de 10 milhões de euros em uma montadora de ônibus elétricos em Beauvais, cidade daquela região.

A planta de produção ocupará 32.000 m² de uma área de quase 80.000 m², produzirá cerca de 200 veículos por ano em sua primeira fase (ônibus de um andar e micro-ônibus), com estimativa de gerar cerca de 100 empregos nessa etapa.

A abertura da fábrica está marcada para outubro desse ano.

begreen_paris15_01

Em 2013 a operadora BE Green inaugurou uma linha de ônibus elétricos em Paris

O diretor-geral da BYD France, Leevon Tian, representou a empresa na cerimônia, quando afirmou ser uma grande honra receber o prêmio. “Escolhemos Beauvais devido à sua localização e pela recepção acolhedora e abordagem proativa das autoridades locais e regionais. Estamos bem encaminhados em nosso plano para abrir a fábrica em quatro meses. Esse prêmio certamente nos motiva e inspira a continuar nosso trabalho no importante mercado de ônibus francês”, afirmou o executivo.

BYD NO BRASIL E NO MUNDO

Sob o slogan “pioneira em soluções de energia limpa”, a BYD foi fundada na China em 1995 com apenas 20 funcionários, e rapidamente se tornou a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, ônibus e caminhões 100% elétricos.

Presente em cinco continentes, mais de 50 países e em cerca de 200 cidades, a gigante chinesa tem mais de 220 mil funcionários distribuídos em 40 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores).

Considerada pela Revista Fortune em 2015 uma das 15 empresas que estão mudando o mundo para melhor no ranking anual “Change The World”, no ano seguinte a BYD ganhou o prêmio “Zero Emission Eco system” da ONU, na categoria grandes corporações.

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, neste mesmo local, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos. A empresa já emprega cerca de 460 funcionários em Campinas e na capital São Paulo.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Olitur disse:

    Enquanto isso, temos uma montadora BYD no nosso quintal que sequer conseguiu vender para a própria cidade que a acolheu

Deixe uma resposta