Câmara Municipal de Ponta Grossa (PR) aprova instalação de racks para bicicletas nos ônibus do transporte coletivo

Foto: ilustração

Aprovada em primeira votação, proposta será novamente votada na próxima quarta-feira (4)

ALEXANDRE PELEGI

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou nesta segunda-feira, dia 2 de julho de 2018, a instalação de racks nos ônibus da cidade para permitir o transporte de bicicletas.

O projeto foi aprovado em primeira discussão, e deverá ser votado novamente nesta quarta-feira, dia 4 de julho.

O projeto de lei (PL) 095/2017, de autoria do vereador Geraldo Stocco, altera a lei municipal 7.018, que trata do transporte coletivo municipal.

O PL recebeu uma emenda da Comissão de Legislação, Justiça e Redação que prevê que Viação Campos Gerais, concessionária do sistema de transporte municipal, possa realizar parcerias com empresas para a instalação dos racks. A emenda visa garantir que a instalação dos equipamentos não impacte nos custos da empresa, o que poderia acarretar desequilíbrio nos custos operacionais.

A proposta, aprovada com 16 votos favoráveis e quatro contrários, será avaliada agora em segunda discussão. Em caso de aprovação, o PL segue para sanção do Poder Executivo.

Em Belo Horizonte o transporte de bicicletas foi instituído em maio de 2016 por inciativa da prefeitura da cidade, por meio de ato publicado no Diário Oficial (portaria 063/2016). Ao contrário do PL de Ponta Grossa, que prevê racks especiais no lado externo do veículo, em BH as magrelas são carregadas dentro dos coletivos, mas com restrições (precisam ser dobráveis).

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2016/05/13/onibus-de-bh-vao-transportar-bicicletas/

Em novembro de 2017 o Governo do Estado de Minas Gerais estendeu a medida para os ônibus do Move Metropolitano.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/11/21/prefeitura-de-bh-autoriza-transporte-de-bicicletas-no-move-metropolitano/

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. SDTConsultoria em Transportes disse:

    Boa tarde ! Quantas bicicletas por rack ? … Último passageiro a embarcar , será o último a descer e temos alguns passageiros com bicicletas que desembarcarão primeiro. Como é a logística neste caso ? O tempo de trajeto será alterado em quantos minutos ? Uma última questão , os vereadores já usararm estes recursos ? ônibus … e bicicletas ?

Deixe uma resposta