Curitiba ganha nova linha alimentadora

A Boqueirão/Pinheirinho foi criada por meio da fusão entre as linhas Futurama e Osternack/Boqueirão. Foto: Antônio More

Esta segunda-feira, 18 de junho, foi o primeiro dia de funcionamento da Boqueirão/Pinheirinho

JESSICA MARQUES

A cidade de Curitiba, no Paraná, ganhou uma nova linha alimentadora, que teve o primeiro dia de funcionamento nesta segunda-feira, 18 de junho de 2018.

A Boqueirão/Pinheirinho foi criada por meio da fusão entre as linhas Futurama e Osternack/Boqueirão que, segundo a Prefeitura, tiveram o trajeto ampliado para atender 15 núcleos habitacionais que estão no trajeto.

A nova linha, segundo a Prefeitura, tem 34 quilômetros, considerando ida e volta. “Cerca de 3,5 quilômetros a mais que a soma das linhas Futurama e Osternack/Boqueirão, que continuarão a circular como reforço nos horários de pico. Juntas, elas transportam cerca de 11 mil passageiros por dia” – informou a Prefeitura.

“No trajeto estão equipamentos públicos importantes, como a Unidade de Saúde Osternack, o Armazém da Família Osternack, o Centro da Juventude e a Unidade de Saúde Jardim Eucaliptos.”

O trajeto da nova linha está sendo semelhante ao das anteriores. A diferença é que foram acrescentados 3,5 quilômetros entre a Rua Eduardo Pinto da Rocha, ponto final da Futurama, e a Ana Sofia Ribeiro, ponto final da Osternack/Boqueirão.

Com a ampliação do trajeto, os ônibus da nova linha Boqueirão/Pinheirinho agora cruzam o Contorno Leste (BR-116). Com isso, são atendidos os moradores dos bairros Boqueirão, Alto Boqueirão, Sítio Cercado (Vila Osternack), Tatuquara, Umbará e Pinheirinho.

“Os quilômetros extras cobrem uma área que estava sem atendimento, esta era solicitação antiga das comunidades dessas regiões da cidade” – disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Confira o itinerário divulgado pela Prefeitura:

00230522.jpg

Do Terminal do Pinheirinho em direção ao Tatuquara a linha Boqueirão/Pinheirinho passa pelo Moradias Palmeiras e Futurama e contorna o Cemitério Municipal Parque São Pedro, passando pelos conjuntos Moradias Marupiara, Antonina, Verona, Dona Júlia, Centauri e Vila Vitória. Atravessa a linha férrea e passará pelo Jardim Pérola, Moradias Morretes, Loteamento Guilherme I e II e Jardim Cedro.

A linha atravessa o Contorno Leste (Rodovia BR 116) em direção ao Boqueirão. Na Vila Osternack, atende Moradias Bonato, Novo Horizonte, Kastelo, Santa Maria, Jequitibá, Santa Lúcia, Dom Barusso, Dom Antonio, Dom Luiz, Dom Ângelo, Nova Itália, Terra Nostra, Jandaia, Madre Tereza, São José, Novo Horizonte, 23 de Agosto, Campo Cerrado, Jardim Morada dos Nobres, Jardim Paranaense, Jardim das Acácias e núcleos habitacionais Érico Veríssimo, Jardim Eucalipto

No Alto Boqueirão, passa pelo Jardim Castelo Branco, Moradias Araçá, Viena, Jacarandá, Hortência, Vila Nova, Jardim Teresópolis e Vila Suzana.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta