Totens de autoatendimento permitem recarga do Metrocard com cartão de débito, na Região Metropolitana de Curitiba

Equipamentos aceitam, inicialmente, pagamento com cartão de débito de qualquer banco e bandeira

JESSICA MARQUES

A Metrocard (Associação que congrega as empresas de transporte público que atendem as cidades da Região Metropolitana de Curitiba) anunciou nesta semana o início da operação de 12 totens de autoatendimento.

Os equipamentos são voltados para passageiros de ônibus da Região Metropolitana e do cartão Acesso Metrocard MasterCard. Até o momento, estão em operação dois totens na sede da Metrocard e nos terminais de Pinhais, Rui Barbosa, Piraquara, Maracanã, Novo Fazenda Rio Grande e Central de Araucária.

Segundo previsão da Metrocard, na próxima semana entram em operação os totens localizados nos terminais de Campo Largo, Guaraitiba, Central de São José e Afonso Pena.

Os totens aceitarão, inicialmente, somente cartões de débito, como forma de pagamento. Os cartões podem ser de qualquer bandeira ou instituição bancária. Com isso, será possível recarga fora do horário comercial, direto nos terminais.

“Com desempenho similar ao de um caixa automático de banco, o equipamento não requer o atendimento pessoal, dando mais autonomia e agilidade para quem precisa recarregar seu cartão Acesso Metrocard MasterCard” – informou a Metrocard, em nota.

A expectativa da associação é agilizar o atendimento ao passageiro, bem como auxiliar na diminuição da circulação de dinheiro nos ônibus. “Esta é mais uma inovação para o transporte público metropolitano oferecida pela Metrocard, que facilita o cotidiano do usuário, que não precisa se deslocar para fazer a recarga, e aumenta a sua segurança, por se tratar de uma operação que não envolve dinheiro” – disse o presidente da Metrocard, Lessandro Zem, em nota.

PASSO A PASSO

Para realizar o pagamento por meio do sistema, o passageiro deve inserir o cartão Metrocard no totem e digitar o valor do crédito a ser transferido. Na tela, vão aparecer as seguintes informações: a quantia da recarga e o saldo atual do usuário. Basta inserir o cartão de débito e finalizar a compra.

Os créditos aparecem automaticamente, assim que a transação for concluída. Ao final, o totem emite o comprovante da transação do cartão de débito e o comprovante da recarga do cartão Metrocard.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Reinaldo ayres da silva junior disse:

    Meu cartão é isento para acompanhante se eu passar sozinho ele bloqueia ou não

  2. gisele disse:

    tentei ontem nao consegui tem posto da comec no terminal de pinhais???

Deixe uma resposta