Proterra cria sistemas de recarga de bateria para veículos
Publicado em: 8 de maio de 2018

Fabricante de ônibus elétricos agora também “devolve” energia
JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE
A Proterra, fabricante de ônibus elétricos da Califórnia, EUA, criou sistemas de recarga de alta potência para veículos que não emitem poluentes. Com isso, a empresa agora também “devolve” energia, em vez de somente utilizá-la como combustível.
Conforme comunicado feito nesta segunda-feira, 7 de maio de 2018, os aparelhos de recarga são para frotas comerciais e cumprem os padrões do setor. Com isso, é possível que os ônibus possam devolver energia para a rede, quando for necessário.
Os sistemas incluem um carregador de alta velocidade de 500 quilowatts, que pode fornecer, em 10 minutos, energia suficiente para um veículo rodar 61 quilômetros.
O aumento na demanda de veículos elétricos estimulou o interesse em desenvolver estruturas de recarga, conforme afirmou o CEO da Proterra, Ryan Popple. “Não se pode simplesmente construir veículos elétricos, deixá-los com os clientes e esperar que eles resolvam o outro lado da questão, que é a recarga” – disse. “Encontramos necessidades dos clientes que não eram atendidas pelos equipamentos existentes.”
Em 2017, a empresa, com sede em Burlingame, anunciou que um dos seus modelos, o Catalyst E2 Max, conseguiu percorrer 1.772,2 quilômetros numa área de testes Navistar Proving Grounds, em Indiana (EUA). O conjunto de baterias armazena 660 kWh.
Relembre: Ônibus elétrico nos EUA percorre 1772 km com apenas uma carga nas baterias
Quase metade dos ônibus urbanos em circulação no mundo será elétrica em 2025, sendo a maior parte na China, segundo projeção da Bloomberg New Energy Finance.

Como inovar o modelo de venda no transporte público?

Mercedes-Benz inova na oferta de Serviços 4.0 para clientes 4.0