Principal avenida do Recife receberá corredor exclusivo de ônibus até o fim do ano

Foto: divulgação

Faixa Azul permitirá que linhas de ônibus que circulam pela Agamenon Magalhães tenham ganhos de velocidade de até 45%

ALEXANDRE PELEGI

A Avenida Agamenon Magalhães, via mais importante de Recife com 4,8 quilômetros de extensão, vai receber um corredor exclusivo de ônibus.

A implantação faz parte do programa Faixa Azul, programa da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) que visa priorizar a operação do transporte público de passageiros.

O objetivo da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) é implantar o corredor exclusivo ainda no segundo semestre deste ano.

A estimativa da Semoc é que a medida irá propiciar ganhos de velocidade que poderão chegar a 45% para algumas linhas. Há linhas cuja velocidade atual no trecho é de 14,5 km/h, que saltarão para 21 km/h, conforme simulação feita pelo órgão público.

Até janeiro deste ano a prefeitura havia implementado a Faixa Azul nas avenidas Recife, Marechal Mascarenhas de Moraes, Herculano Bandeira/ Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar e Estrada dos Remédios, além das ruas Cosme Viana e Real da Torre. No total, cerca de 58 km de corredor exclusivo para ônibus, somando com as faixas exclusivas que já existiam antes de 2013.

De acordo com o site da prefeitura do Recife, o ganho de velocidade média dos ônibus nos corredores beneficiados chega em até 118%, caso da Avenida Herculano Bandeira, onde a velocidade de 11km/h passou para 24km/h.

Para João Braga, titular da secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, “essa é a maior intervenção de tráfego que vamos fazer este ano na cidade, mas nossas simulações mostraram que se não realizássemos outras mudanças o ganho de velocidade para os ônibus seria mínimo, então estamos fazendo todas as alterações apontadas no estudo realizado e que traz como prioridade o pedestre e o transporte público”.

De acordo com a prefeitura, as melhorias planejadas para a Avenida Agamenon Magalhães irão além do benefício aos 280 mil passageiros das 60 linhas de ônibus que circulam na via. Com quatro faixas em cada via, além de duas faixas marginais, o projeto criado para a Agamenon Magalhães vai instalar ilhas para travessia, reforço na sinalização para o pedestre e nova programação semafórica.

Entre os anos de 2016 e 2017, a Emlurb – Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife, realizou em parceria com a Semoc algumas melhorias na avenida Agamenon Magalhães. Foram nivelados e melhorados alguns trechos dos passeios, além da implantação de nova iluminação em LED.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta