Minhocão fica mais tempo fechado a partir desta terça-feira, 08

Em 1968, sem o Minhocão, Rua Amaral Gurgel era assim. Foto: Acervo do Município – Clique para ampliar

Novos horários atendem à Lei do Parque Municipal do Minhocão

ADAMO BAZANI

A partir desta terça-feira, 08 de maio de 2018, o elevado presidente João Goulart, o Minhocão – antigo elevado Costa e Silva, passa a ficar mais tempo fechado.

O bloqueio para veículos será de segunda a sexta-feira, das 20h00 às 07h00 do dia seguinte. Aos sábados, domingos e feriados o fechamento será total, em período integral.

Já o acesso pela Rua Albuquerque Lins permanecerá fechado das 20h00 às 9h00, de segunda a sexta.

Segundo nota da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, os novos horários atendem à Lei 16.833, que cria o Parque Municipal do Minhocão, publicada em 08 de fevereiro deste ano.

Até 2020, a prefeitura vai ter de apresentar um projeto de intervenção urbana no local, reorganizando o tráfego. O minhocão terá de ser transformado em um parque suspenso que funcione em tempo integral.

Inaugurado em 1971, por Paulo Maluf, o Minhocão foi criado para dar mais fluidez ao trânsito na região central, mas logo se saturou. Especialistas em urbanismo chegaram a defender a demolição do espaço que, segundo esta corrente de opinião, não melhorou o trânsito e trouxe degradação às áreas por onde passa.

A CET fez um breve histórico sobre os horários do Minhocão. Cinco anos depois de sua inauguração, foi necessário o fechamento à noite porque o barulho não deixava os moradores dos prédios ao lado dormirem.

Inaugurado em janeiro de 1971, o Minhocão liga o Centro de São Paulo ao Largo Padre Péricles, em Perdizes, na Zona Oeste. Tem uma extensão total de 3.400 metros. Até 1976, o elevado funcionava 24h para o tráfego de veículos; a partir deste ano, ele passou a ser fechado diariamente, da meia-noite às 5h, a fim de diminuir o barulho causado pelo tráfego e também o número de acidentes.

Em novembro de 1989, a Prefeitura determinou a interdição, de segunda a sábado, das 21h30 até as 6h, e fechamento total aos domingos. Desde julho de 2015, o elevado era fechado aos sábados às 15h e reaberto na segunda-feira. Em 09 de março passado, o elevado passou a fechar aos sábados, durante o dia inteiro.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta