Marcopolo desenvolve Paradiso 1600 LD de 15 metros para o Paraguai
Publicado em: 2 de maio de 2018

Configuração de carrocerias para chassis com este cumprimento no Brasil é para modelos DD, de dois andares
ADAMO BAZANI
Os ônibus rodoviários de 15 metros de comprimento são relativamente novos no Brasil e, por aqui, têm quatro eixos e recebem carrocerias de veículos de dois andares, os chamados DD – Double Decker.
O sucesso dos modelos tem sido tão alto que ajuda na recuperação de parte da indústria do setor e atende a uma necessidade antiga dos transportadores: ampliar a quantidade de lugares pagos, diante dos aumentos das obrigatoriedades de mais gratuidades, obedecendo à lei da balança.
Mas em parte da América Latina, esta dimensão de carrocerias e chassis é mais antiga e comum.
Entretanto, a Marcopolo informou nesta quarta-feira, 02 de maio de 2018, que desenvolveu uma carroceria de 15 metros modelo de Paradiso 1600 LD – Low Driver, cujo salão de passageiros fica num nível superior ao habitáculo do motorista.
Como a altura é praticamente a mesma em relação ao DD, mas sem o primeiro andar para os passageiros, a característica do LD é ter um bagageiro mais alto, podendo comportar cargas e volumes maiores.
O modelo, segundo a Marcopolo, foi desenvolvido para a empresa Ciudad de Pilar, do Paraguai. O veículo será usado em rotas interestaduais.
Em nota, o diretor de Estratégia e Negócios Internacionais da Marcopolo, André Armaganijan, diz que a nova configuração permitiu mais uma fileira de poltronas no veículo e segue a legislação paraguaia.
“Decidimos projetar um modelo que atendesse a nova norma paraguaia para veículos rodoviários e que proporcionasse ganhos de espaço, conforto, maior capacidade do bagageiro e vantagens para o operador e os passageiros em relação aos veículos convencionais de 14 metros de comprimento. A Ciudad de Pilar é cliente desde 2000 e está sempre apresentando novidades para seus clientes”, explica o executivo.
O chassi é um Scania K410 B 8×2 e tem vidros colados, aparelho de ar-condicionado Spheros CC355, com saídas individuais, tomadas USB para carregamento de equipamentos eletrônicos e sistema de áudio e vídeo com CD Player, DVD e cinco monitores de 15,6 polegadas.
As poltronas são semi-leito e há 48 lugares.
Na nota, a Marcopolo informa outras características do modelo
O veículo tem iluminação do salão de passageiros toda em LED, com luzes indiretas, que criam um ambiente de comodidade e sofisticação. O LED está presente também nas luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento por toque. A configuração interna foi desenvolvida para proporcionar ainda mais conforto, com cores e iluminação diferenciadas.
Conta ainda com sanitário mais prático, confortável e espaçoso. O novo exaustor diminui o ruído de funcionamento e amplia a eficiência na renovação do ar natural. A torneira e a descarga têm acionamento sensível ao toque, com pia posicionada no sentido longitudinal, o que aumenta o conforto quando em uso durante a viagem.
De acordo com as Marcopolo, a empresa Ciudad de Pilar tem rotas que interligam os municípios de Assunção, Encarnación e Pilarem com serviços Premium e “um programa contínuo de renovação de frota que oferece conforto e praticidade para seus passageiros. A companhia é referência no setor de transporte público de passageiros do Paraguai.”
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Parabéns Marcopolo sempre na frente
Muito bacana!
Não sei como empresas Brasileiras investe em DD de 3 eixos e 14 metros. Se até uma Paraguaia compra LD de 15 metros e 4 eixos. Acho Eu que a Motta errou e feio em comprar somente 8 DD de 3 eixos e 14 metros, onde a tendência de modernidade do mercado exige DD de 15 metros e 4 eixos. Parabéns a Empresa Paraguaia.
As empresas pensam muito nos custos.operacionais amigo.