Empresa UTIL ganha prêmio internacional de transporte

Cerimônia de entrega do prêmio será no dia 14 de maio de 2018, em Madri, Espanha. Empresa fundada em 1950 conta atualmente com uma frota de 185 ônibus rodoviários

ALEXANDRE PELEGI

A UTIL, empresa brasileira de transporte interestadual, acaba de receber o prêmio International Transport Award, concedido pelo clube Global Trade Center.

Composto por mais de 7.500 membros de 95 países, a associação que concede a láurea reúne profissionais dos setores de produção e serviços.

O prêmio internacional reconhece a qualidade, prestígio e liderança da companhia em seu negócio de atuação. A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 14 de maio de 2018, em Madri, Espanha.

HISTÓRIA

A União Transporte Interestadual de Luxo S/A – UTIL foi fundada em 1950.

Na época a empresa operava a linha de ônibus entre Petrópolis e o Rio de Janeiro. A partir de 1957 começou sua expansão, ao comprar a empresa Rio Lux, que fazia as ligações Rio de Janeiro/ Juiz de Fora e Juiz de Fora/ Belo Horizonte.

Na sequência veio a Viação Continental e, em maio de 1958, a Viação Boa Vista, ambas  incorporadas ao patrimônio da UTIL. Com a aquisição destas duas empresas, surgiu a linha comercial ligando Belo Horizonte a Barbacena e cidades vizinhas.

Em 1961 a empresa adquiriu a linha Rio de Janeiro/ Belo Horizonte, e com o passar do tempo passou a implantar novos percursos e a alcançar várias cidades e regiões dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

A UTIL conta atualmente com uma frota de 185 ônibus rodoviários, e emprega diretamente 780 pessoas. Mensalmente transporta cerca de 120.000 passageiros nas suas linhas, interligando cidades dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Toda essa frota percorre mensalmente cerca de 2,3 milhões de quilômetros.

A UTIL, desde 2003, está sob o controle acionário do Grupo Guanabara, que opera ainda as empresas Viação Normandy do Triângulo (Rio de Janeiro) e a Expresso Guanabara (Fortaleza).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. M. Oliveira disse:

    Excelente reportagem, conteúdo com uma grande riqueza de informações.
    Parabéns!

  2. Pedro Gonella Filho disse:

    Parabéns pela premiação. Sempre viajo pela Útil, Brasília × Rio x Brasília. Motoristas educados , solicitos e cautelosos na direção. Bem merecido esse premio. Falta uma premiação para os motoristas também. Como usuário não posso deixar de registrar minha opinião.

  3. Edson Moyses caldeira disse:

    Parabéns pela premiação,e do mais tenho orgulho de participar e trabalhar com essa empresa, esse Grupo. E com isso dedico a mim e aos demais, dia a pois dia atender todos os Clientes com a maior satisfação que os nossos Serviços pode Oferecer .. Edson Caldeira .. Colaborador (Rodoviária Novo Rio)Útil. Consórcio Guanabara

  4. Aparecida disse:

    Parabéns viajo sempre😀

  5. Eduardo Rocha disse:

    É o fim dos tempos… Esse premio só se foi por conta da linha BH X Rio, porque no resto…. carro velho, sem freios, ônibus de outras empresas substituindo outras… viagens com mais de 700 Km com poltronas quebradas e sem reclinação.. vazamentos… e ainda é premiada? Piada!!!

  6. Jocilene disse:

    Bacana, uma empresa brasileira com um prêmio neste nível parabéns Brasil.

Deixe uma resposta