Belo Horizonte terá mais duas linhas de ônibus na rede de vilas e favelas

Linha 319 foi a primeira da rede de vilas e favela, segundo BHTrans. Clique na foto para ampliar. Foto: Gabriel Sullivan

Ligações terão integração com outras linhas do sistema

ADAMO BAZANI

A BHTrans, gerenciadora dos transportes da capitam mineira, vai colocar em operação duas novas linhas de ônibus na rede de vilas e favelas a partir desta quarta-feira, 02 de maio de 2018.

As linhas são: 826 (Montes Claros/Rua São Rômulo) e 740 (Tupi/Mirante).

Em nota, a BHTrans informa as integrações que serão possíveis a partir destes novos serviços e os itinerários:

A linha 826 fará integração com as linhas 808, 813 e 815 e terá o seguinte itinerário: Rua Quinhentos e Vinte e Seis (ponto final), Rua Quinhentos e Vinte e Dois (Rua Novo Céu), Rua Quinhentos e Vinte (Rua Paraíso), Travessa do Depósito, Rua Padre Argemiro Moreira (à direita), Rua São Rômulo, Rua São Teófilo, Rua Padre Argemiro Moreira, Travessa do Depósito, Rua Quinhentos e Vinte (Rua Paraíso), Rua Quinhentos e Vinte e Dois (Rua Novo Céu), Rua Quinhentos e Vinte e Seis.

A 740 fará integração com as linhas 711 e 1509. Itinerário: Rua Flor de Mamão (ponto final – Praça Mirante), Rua Flor de Cacau (à direita), Rua Marieta Clemente Diniz, Rua Eulália Engrácia de Almeida (à direita), Rua Dolores Duran, Rua Nelson Hungria, Rua Furquim Werneck, Rua Maria Helena Rocha, Rua Flor de Liz, Rua Flor de Pêssego, Rua Flor do Campo (retorno), Rua Flor de Pêssego, Rua Flor de Liz, Rua Maria Helena Rocha, Rua Furquim Werneck, Rua Nelson Hungria, Rua Dolores Duran, Rua Eulália Engrácia de Almeida, Rua Marieta Clemente Diniz, Rua Vicente Clemente Rocha, Rua Amélia Clementina Rocha, Rua Flor de Maio.

Na nota também, a BHTrans faz um breve histórico das linhas de vilas e favelas, que começaram a circular em 1996 após um programa de reurbanização das áreas mais carentes que durou de 1994 a 1996:

As obras de melhorias da infraestrutura em vilas e favelas, com abertura, alargamento e pavimentação de vias, realizadas entre 1994 e 1996, possibilitaram a BHTrans implantar o Programa de Melhorias da Mobilidade de Vilas e Favelas. Esse programa era uma antiga demanda dos moradores através das Comissões Regionais de Transportes e Trânsito (CRTT).
A primeira linha implantada dentro do Programa foi a 319, em maio de 1996, para atender as comunidades da Vila Cemig e do Conjunto Esperança e transportava seus moradores até o ponto final da linha 1115. A integração tarifária entre essas duas linhas se dava pelo bilhete de papel. O usuário, ao embarcar no ônibus da 319, pagava a tarifa da linha 1115 e recebia um bilhete de papel que lhe dava o direito de embarcar no outro ônibus sem pagar outra tarifa.
Em dezembro de 1998, foi implantada a linha 201 para atender o Aglomerado do Morro das Pedras e fazer sua ligação com as vias arteriais lindeiras (Avenida Silva Lobo e Avenida Raja Gabaglia) e com os pontos finais das linhas que atendem os bairros localizados no seu entorno. Foi adotada uma outra política tarifária: era cobrada na linha 201 uma tarifa reduzida, equivalente a 27% do custo da tarifa dominante, e quando esse usuário fizesse o uso de outra linha pagava uma tarifa cheia.
Em 2000, foram implantadas outras cinco linhas do sistema das vilas e favelas, que adotaram a mesma política tarifária da linha 201.
A política tarifária sofreu alteração novamente em outubro de 2004, com a implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, que permitiu que o usuário portador do cartão eletrônico das linhas de Vilas e Favelas, ao usar outra linha regular do sistema convencional, pagasse uma tarifa única no valor da tarifa dominante do sistema. Atualmente, a tarifa das 15 linhas da rede de vilas e favelas é R$ 0,90.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. ro roque ribeiro disse:

    uma ideia. a linha 67 deveria pegar o viaduto da bias forte, av olegario Maciel, e atender o
    a av prudente de morais ate a barragem santa lucia, ~são bento… outra fazer uma linha do
    do move metropolitano eudorado estação Vilarinho, passando pelos bairros cabralcontagem
    (ceasa) serrano, ouro preto (UFMG)mineirão, antonio carlospedro l,

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