Novos ônibus de Blumenau começam a circular na segunda-feira, diz prefeitura

Modelos são de dimensões reduzidas

 

São mais 31 veículos comprados pela BluMob, do grupo da Piracicabana

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, anunciou que um lote de 31 ônibus zero quilômetro começa a operar a partir desta segunda-feira, 30 de abril.

De modelo Mercedes Benz OF 1519 Marcopolo Torino S, segundo nota da administração, os veículos vão atender as linhas alimentadoras e interbairros.

Em maio, a concessionária BluMob, do Grupo Comporte, do qual faz parte a Viação Piracicabana, vai colocar no sistema mais dois micro-ônibus zero quilômetro Mercedes Benz LO 916 Marcopolo Senior.

Segundo a prefeitura, com estes 33 veículos, haverá em circulação 156 ônibus novos, com acessibilidade, acesso gratuito à internet via Wi-Fi e tomadas para carregar dispositivos eletrônicos portáteis, o que corresponde a 63% da frota total da cidade.

A licitação do sistema, vencida pela Piracicabana, determinou renovação completa da frota até 2020.

O presidente do Seterb, Marcelo Althoff, que gerencia o sistema, disse, em nota, que serão colocados no sistema, ainda neste ano, mais 72 ônibus novos, substituindo os modelos mais antigos.

“A renovação da frota do transporte coletivo urbano de Blumenau representa o maior investimento do setor em Santa Catarina, significando mais qualidade e conforto aos usuários. Ainda este ano, mais 72 veículos serão substituídos por ônibus zero quilômetro”.

A prefeitura ainda informou que nos próximos dias, os ônibus serão exibidos para a população antes de entrarem em operação.

A fim de apresentá-los para a comunidade, nesta sexta-feira, dia 27, um ônibus ficará exposto na Rua Padre Roberto Landel de Moura, em frente à Prefeitura, das 8h às 17h, para visitação. Além disso, no decorrer do dia, cinco dos novos veículos percorrerão ruas de Blumenau informando sobre a novidade. Neste domingo, dia 29, durante a Rota de Lazer, a população também poderá conhecer um dos novos ônibus, que estará estacionado na Rua Presidente John Kennedy, das 8h às 16h.

HORÁRIOS REDUZIDOS:

Nesta segunda-feira, por causa da emenda de feriado, o Seterb prevê redução da demanda de passageiros de ônibus urbanos e vai reduzir a oferta nas 42 linhas do transporte coletivo urbano de Blumenau. A prefeitura garantiu ao menos 87% dos horários serão mantidos e que os passageiros podem consultar as partidas pelos aplicativos.

Apesar das alterações, o Seterb informa que 87% do sistema estará ativo na ocasião, com a disponibilização de 3.389 horários dos 3.862 existentes em um dia útil normal. As tabelas das linhas que funcionarão com horários especiais podem ser acessadas para consulta no site da Prefeitura de Blumenau e do Seterb, no link “Horários de Ônibus 30 de abril”, bem como nas plataformas das linhas nos terminais. A empresa BluMob também atualizará os horários das linhas no aplicativo Moovit e no Google Maps.

Neste fim de semana, dias 28 e 29, todas as linhas atenderão conforme suas tabelas normais para sábado e domingo. Na terça-feira, dia 1º de maio, as linhas de ônibus operarão de acordo com as tabelas de domingo/feriado.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. SDTConsultoria em Transportes disse:

    Parabéns Blumenau.

  2. Nilson Ketes disse:

    Parabéns a empresa BluMob, do Grupo Comporte.

Deixe uma resposta