Estação Pirituba recebe campanha de vacinação contra a febre amarela

Estação Pirituba atende à Linha 7-Rubi da CPTM

Ação será realizada nesta sexta-feira, 27 de abril de 2018, das 9h às 16h.

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

Uma campanha de vacinação contra a febre amarela será feita na Estação Pirituba, que atende à Linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A ação será realizada nesta sexta-feira, 27 de abril de 2018, das 9h às 16h.

A iniciativa é do AMA Pereira Barreto, que aplicará 500 doses da vacina para crianças a partir de nove meses até adultos de 60 anos. “Crianças menores de 12 anos precisarão apresentar a carteira de vacinação para receber a dose. A partir desta idade, será necessário só a apresentação de um documento com foto e a carteira do SUS, se tiver. Os usuários maiores de 60 anos passarão por avaliação para verificar se estão aptos para receber a vacina” – informou a CPTM, em nota.

A campanha será realizada com o apoio da CPTM, que oferecerá o espaço da estação para a atividade. Em nota, a companhia informou que “abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras”.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril causada pela picada de mosquitos contaminados com o vírus. A doença possui dois ciclos de transmissão: o silvestre e o urbano, cujos sintomas são mesmos.

A disseminação é intensificada principalmente em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. A doença não é transmitida entre pessoas, sem a ação do inseto.

Os principais sintomas são início súbito de febre, calafrios, dores no corpo, dor de cabeça, náusea e vômito, fadiga e fraqueza.  Cerca de15% dos infectados desenvolvem a fase crítica da doença. Nesta etapa os sintomas podem incluir: febre alta, hemorragia, icterícia e insuficiência de múltiplos órgãos. A vacinação é o principal meio de prevenção.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: