Volkswagen relembra parceria que gerou primeiro ônibus feito em Resende (RJ): um Volksbus

Consórcio Modular, processo produtivo ainda único no mundo, garantiu o desenvolvimento dos atuais 17 modelos Volksbus

ALEXANDRE PELEGI

Neste mês de abril de 2018 a Volkswagen completa 25 anos de produção de ônibus no Brasil, momento propício para recordar boas histórias.

O primeiro modelo oficial foi o Volksbus 16.180 CO com a logomarca Volkswagen, lançado em abril de 1993. Este foi o primeiro produto da marca montado em Resende, no estado do Rio de Janeiro, fábrica inaugurada em novembro de 1996.

Quem conta a história do primeiro ônibus produzido na fábrica de Resende é Adilson Dezoto, vice-presidente de Manufatura e Logística da MAN Latin America.

volksbus_MAN_Dezoto

Adilson Dezoto, vice-presidente de Manufatura e Logística da MAN Latin America

Dezoto recorda que, antes da inauguração da moderna fábrica instalada no número 100 da Rua Volkswagen, no Jabaquara (bairro da zona sul de São Paulo), chassis já eram produzidos a 10 km dali, num galpão às margens da rodovia Presidente Dutra. Foi neste endereço que, de maio a dezembro de 1996, funcionou o laboratório do inédito Consórcio Modular.

O Consórcio Modular, processo produtivo ainda único no mundo, une a MAN Latin America a sete empresas parceiras: Maxion, Meritor, Remon, Powertrain, Continental, AKC e Carese.  Essa união se concretizou ainda na fábrica-laboratório, quando da montagem dos primeiros chassis de ônibus Volkswagen produzidos fora de São Paulo. Na sequência, veio a inauguração da linha de montagem definitiva, em 1º de novembro de 1996.

A linha inicialmente construída no espaço alugado de uma empresa metalúrgica deixou de ser um laboratório em pouco tempo. “Já havíamos deixado as instalações do Ipiranga em São Paulo, a fábrica fluminense estava em construção, e o estoque de transição necessitava de reforço. Pois os clientes seguiam encomendando os Volksbus, na época uma novidade com apenas três anos de mercado“, lembra o vice-presidente.

O pioneirismo da marca Volksbus acabou por se repetir na criação do programa de visitas voltado a clientes da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus. Adilson Dezoto se recorda de que o primeiro grupo de clientes recebido em Resende foi de frotistas de ônibus, ainda na fábrica que funcionou como laboratório. “Havia muita expectativa em torno da nova fábrica, mas também com inovações que os produtos Volksbus ganharam em plena época de mudança da sede da empresa“, destaca.

A cidade de Resende, além de abrigar a nova linha de montagem,  acolheu um time técnico da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus parcialmente transferido do Ipiranga. “Os colegas veteranos atuaram como multiplicadores de seus conhecimentos, e deram origem à equipe hoje composta por mais de 600 profissionais, capazes de desenvolver completamente um caminhão ou um ônibus aqui no Brasil“, diz Dezoto.

Essa capacidade se revelou no Volksbus 17.240 OT, primeiro modelo de ônibus Volkswagen dotado de motor traseiro e suspensões que incluíam bolsões pneumáticos, lançado em 2001 e integralmente produzido em Resende.

Sua adaptação à linha de montagem, que já inovava por ser a única do mercado a receber caminhões e ônibus no mesmo roteiro, exigiu mais habilidade dos times de Manufatura. Um desafio rapidamente contornado pelos colaboradores.

Qualquer um dos atuais 17 modelos Volksbus reflete um produto desenvolvido com a mais moderna engenharia, e que passou pelas mãos de profissionais habilidosos e muito bem treinados no Consórcio Modular. São benefícios que se estenderão a seus futuros passageiros.

A qualidade de nossos ônibus é reconhecida em toda a América Latina e África. Além de conceber ônibus sob medida para cada nicho do mercado, somos até capazes de enviar chassis desmontados, em kits, para fábricas instaladas no México e na África do Sul“, garante o vice-presidente.

volksbus_MAN_25anos

O primeiro modelo oficial foi o 16.180 CO com a logomarca Volkswagen, lançado em abril de 1993

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Volkswagen relembra parceria que gerou primeiro ônibus feito em Resende (RJ): um Volksbus

  1. A VW nunca teve fábrica no Jabaquara lá é só o Escritório deles e tanto estardalhaço e não seve quase mais ônibus VW nas ruas de Sp somente os chassis com motorização dianteira grandes compradores da Marca vazaram porque? Gatusa,Mobibrasil,Santa brigida,Gato preto e tupi????? nessa renovação só se vê ônibus Mercedes alguns volvo e um ou outro Scania que eu tenha noticia só existem 2 18.280 OT em SP um na gato preto e um em testes na tupi esse de propriedade da Dibracam porque a VW declinou tanto aqui em são Paulo até as ex-(cooperativas) não acredito que são empresas muitos conhecidos tem carros nessa bibocas, estão renovando com MB, algumas com Agrale e Iveco também…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: