Após visita da delegação de Turim, Consórcio pretende criar centro de controle de tráfego no ABC

Encerramento de visitas da delegação de Turim ao ABC foi realizado no Consórcio Intermunicipal. Foto: Ricardo Cassin / PMSBC

JESSICA MARQUES PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

Após quatro dias de visitas técnicas da comitiva de Turim na região metropolitana de São Paulo, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC diagnosticou os primeiros projetos para melhorar o transporte público entre os municípios. Uma das prioridades é a criação de um centro de controle de tráfego para as sete cidades, além de uma central de informações. O projeto será apresentado pelo Consórcio ao bloco europeu até o final do ano.

A parceria entre a cidade italiana de Turim e o Consórcio é realizada por meio do IUC (Programa Internacional de Cooperação Urbana), desenvolvido pela União Europeia. A intenção das visitas técnicas e conversas é desenvolver, de forma conjunta, programas de políticas públicas até 2020.

Durante as visitas técnicas, a delegação italiana apontou pontos positivos e falhas no sistema de transporte da região, o que possibilitou uma conclusão mais precisa. “Conforme o diagnóstico que constatamos, um centro de controle de tráfego regional é indiscutivelmente uma grande prioridade para dar mais qualidade de vida às pessoas, assim como uma central de informações. Através destes mecanismos poderemos integrar linhas de ônibus e nortear melhor o transporte intermunicipal” – afirmou o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

De acordo com o secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, as impressões dos italianos em relação aos modais de transporte do ABC serão estudadas nos próximos meses. “Como parte do IUC, o Grande ABC vai enviar sua delegação a Turim para dar continuidade à cooperação e conhecer in loco as ações realizadas na cidade italiana. Enquanto isso, os dois lados continuam realizando reuniões por meio de videoconferências para a troca de experiências” – disse Palacio.

O programa da União Europeia firmou 40 parcerias e os encontros técnicos entre a região do ABC e Turim foram as primeiras ações a serem executadas. “A União Europeia é um facilitador para a troca de experiências. Hoje temos uma visão ampla das áreas que podem ser alvo de cooperação entre as duas regiões” – disse Stefan Unseld, gestor da iniciativa.

Para dar continuidade ao IUC, uma delegação liderada pelo Consórcio também fará uma visita à Itália. A delegação italiana foi composta por Fabrizio Arneodo, diretor de Tecnologia da Telematic Technologies TransportTraffic Torino (5T); Andrea Chicco, pesquisador do Departamento de Transportes do Politécnico de Turim; Giuseppe Estivo, do departamento municipal de Mobilidade e Transportes de Turim; e Chiara Ferroni, analista de negócios sênior da Torino Wireless Foundation.

Durante o encerramento das visitas técnicas, o presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam), Domenico Alberto Rossini, também apresentou o projeto da missão empresarial que visitará Turim entre 14 e 17 de maio. A iniciativa é uma realização da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC.

VISITAS TÉCNICAS NA REGIÃO

Turim 3

Delegação italiana aprovou sistema de ônibus elétrico do ABC. Foto: Adamo Bazani

As autoridades de Turim conheceram os diversos modais de transporte existentes no ABC, inclusive o sistema de transporte feito com ônibus elétrico na região. Os italianos visitaram a garagem da Metra, que opera no Corredor ABD. Também conheceram o centro de monitoramento da empresa, em São Bernardo, e o Terminal Santo André Oeste, que fica no centro da cidade. Além disso, o grupo andou em um dos trólebus para se locomover entre os locais visitados.

Diário do Transporte acompanhou a visita. Confira:

Delegação internacional gosta de ônibus elétrico, mas critica falta de integração nos transportes metropolitanos da Grande São Paulo

Comentários

Comentários

  1. Caíque H. Santos disse:

    O caos no transito poderia ser muito minimizado se já existissem as (utópicas) linhas 18-Bronze e 20-Rosa do monotrilho e metrô, respectivamente. Além de melhorias nas estações, trens, via e sistema da linha 10-Turquesa.
    É o que mais falta no ABC: transporte de média e alta capacidade integrado ao restante da malha metroferroviária.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading