Suzantur entrega mais 60 ônibus zero quilômetro do lote de 100 unidades do Refrota para Mauá

Entre os veículos, há de tamanho convencional e mídis

Segundo prefeitura, veículos serão gradativamente colocados em circulação

ADAMO BAZANI

A empresa de ônibus Suzantur, que opera unicamente o transporte municipal de Mauá, no ABC Paulista, entregou nesta terça-feira, 16 de janeiro de 2018, 60 ônibus zero quilômetro para o sistema.

Os veículos integram os cem ônibus financiados pela empresa por meio do Refrota, programa de renovação da frota para os transportes urbanos e metropolitanos em todo o País, anunciado no ano passado pelo governo Michel Temer, com recursos totais de R$ 3 bilhões do FGTS.

A Suzantur foi a primeira a aderir ao programa, mas não a primeira receber os recursos por causa da inexperiência, até então, da Caixa Econômica Federal no mercado de ônibus, que exigia, por exemplo, um tipo de seguro inexistente neste setor. A primeira empresa que recebeu o financiamento foi a Viação Garcia, do Paraná, mas a companhia contratou outro agente financeiro, a instituição privada BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

O financiamento para a Suzantur foi de R$ 30,3 milhões.

As entregas em Mauá começaram em dezembro, mês de aniversário da cidade.

Entre os 100 ônibus, de acordo com a empresa, 80 são midi (micrões) e 20 convencionais.

Os veículos têm carroceria Marcopolo modelo Torino e chassi Mercedes-Benz, entre OF1721 – Euvo V (convencionais) e OF1519 Euro V (mídis).

Nesta terça-feira, foram entregues 60 dos 100 ônibus financiados pela Refrota. Outras unidades do lote também foram apresentadas em dezembro

Em nota, nesta terça-feira, o prefeito de Mauá, Átila Jacomussi, que participou da entrega, destacou que os ônibus são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência e contam com Wi-Fi gratuito, tomadas USB para carregamento de celular e monitoramento por GPS.

“Mauá está vivendo um novo tempo nos transportes. Esses novos ônibus vão garantir mais conforto, segurança e pontualidade para a população, que merece um serviço de qualidade. Inovação e criatividade fazem parte da nossa filosofia de trabalho neste setor tão importante para o povo”, afirma o prefeito Atila.

Segundo a prefeitura, a frota de ônibus municipais de Mauá passa a ter, com a entrega desta terça-feira, idade média de um ano, uma das mais baixas do País.

Na nota, a prefeitura de Mauá ainda destacou outras ações na área de transportes, como a revitalização o atual Terminal Central, que recebeu nova pavimentação, sinalização vertical e de solo, reforma do telhado e substituição das lâmpadas antigas por novas de LED. O terminal passou a oferecer também enfermaria, fraldário e sala para acesso a computadores com internet.  O café da manhã gratuito ao trabalhador voltou a ser oferecido.

A prefeitura ainda citou a criação do Expresso Mauá, que são linhas semiexpressas com menos paradas que, segundo a administração, reduziram em até 30 minutos alguns trajetos.

Até março, serão entregues outros 20 ônibus completando o lote.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

12 comentários em Suzantur entrega mais 60 ônibus zero quilômetro do lote de 100 unidades do Refrota para Mauá

  1. Gláucio oliveira // 16 de janeiro de 2018 às 20:01 // Responder

    Que legal. Tava me programando para ir visitar os torinos que já tem lá com os outros chassis e aproveito para saudar esses também. A frota vai ser maioria deles. Coisa inédita na rmsp onde ruas/induscar dominam. Manter a tradição da cidade já que a leblon só tinha marcopolo praticamente. Parece que tinha 1 buscar somente

  2. É importante a nova frota de ônibus em Mauá, mas como fica a volta dos ônibus intermunicipal dentro do bairro Parque São Vicente que já não existe a mais de um ano? Os moradores que não moram perto da avenida tem que andar por volta de 25 a 30 minutos para ter acesso aos ônibus que circulam fora de​ Mauá.

  3. Ótimo, a prefeitura agora precisa ser mais responsável e preocupada com os ônibus intermunicipais da cidade.
    População em excesso para o tanto de ônibus em situações precárias e de alto custo para os seus usuários.
    Prefeitura de Mauá , entra prefeito ,sai prefeito e o transporte intermunicipal continua a mesma porcaria.
    Olhar mais carinhoso ,com a população dessa cidade que sofre muito com a única empresa de transporte intermunicipal a muitos anos em Mauá.

    • blogpontodeonibus // 17 de janeiro de 2018 às 07:04 // Responder

      Mas ônibus intermunicipal não é a prefeitura que cuida é o Governo do Estado (porque é mais de um município. Cada prefeitura cuida de um município).
      O telefone da EMTU é: 0800 724 0555

  4. Amigos, bom dia.

    Quanta pirotécnica, o pessoal é bom de marketing memso, quanto óleo Diesel foi queimado para fazer a primeira foto, apesar dela ter ficado sensacional.

    Vamos aguardar daqui pra frente, a manutenção da frota e dos serviços.

    Quanto se tem dinheiro tudo funciona, agora vamos ver se dará lucro para pagar o financiamento ???

    Lembrando que este financiamento foi às custas do FGTS do trabalhador o qual tem ínfima remuneração pelo seu FGTS; um absurdo!

    MUDA BARSIL.

    Att,

    Paulo Gil

  5. Nessa de frota renovada qto vai aumentar a passagem dessa vez???
    E as ruas cheias d vazamentos e buracos para os ônibus se acabarem como sempre.
    Alguém sabe me responder???

  6. André Vítor Monteiro // 17 de janeiro de 2018 às 11:28 // Responder

    Basta descer no terminal de Mauá pra ver os buracos, recapearam e deixaram o terminal com vários desníveis onde tem tampas ….tudo falta de fiscalização…
    É nosso dinheiro indo pro lixo…

  7. Desta vez a frota de ônibus terá ar condicionado?

  8. Seria muito bom se esses ônibus fossem utilizados para termos mais ônibus nas linhas diminuindo o tempo de espera nos pontos e no terminal e não renovando somente a frota mais complementando a frota existente

  9. Só que algumas linhas aqui colocaram carros midis…ficando superlotadas…ex a linha 51 Capuava, que atende área industrial fazendo com que os pouco ônibus não conseguem embarcar passageiros na metade do percurso deixando muitos trabalhadores na mão

  10. Osvaldir Marques Faria // 17 de janeiro de 2018 às 21:52 // Responder

    Espero que a aquisição desse novo lote de ônibus,a empresa ofereça um serviço melhor,o único senão,é a tarifa que para o bolso do brasileiro,é um tanto cara !!!!!

  11. Sílvia Rosa De Araujo Almeida // 17 de janeiro de 2018 às 22:13 // Responder

    Quando é para criticar…criticamos.
    Agora é a hora de parabenizar, muito bem, na verdade gostaria de ler a notícia de que a empresa assume a frota INTERMUNICIPAL que está o verdadeiro caus.Pensa nisso ADM da Suzantur, por favor.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: