Saiba como fazer cadastramento para o Bilhete Único escolar em 2018

Estudantes que se declaram de baixa renda serão chamados ao longo do primeiro semestre para comprovarem as informações declaradas, no caso de nível superior e cursos técnicos

ALEXANDRE PELEGI

A partir desta quinta-feira, dia 4 de janeiro, os estudantes da capital já podem solicitar o Bilhete Único Estudante de 2018.

As exigências são as de sempre: é preciso estar matriculado em uma instituição de ensino cadastrada na SPTrans e ter manifestado a intenção de obter o cartão na escola onde estuda.

O próprio aluno pode fazer a solicitação por meio do site http://bilheteunico.sptrans.com.br

Para os estudantes que ainda não estão cadastrados no sistema, será preciso antes de tudo realizar seu cadastro. Para isso é preciso informar o RG e CPF, e enviar uma foto digitalizada recente.

O Bilhete será liberado a partir de fevereiro de 2018, início do novo ano letivo.

ESTUDANTE COM BAIXA RENDA TEM NOVO PROCEDIMENTO

Para os estudantes do nível superior ou técnico/profissionalizante, que não estejam vinculados ao Prouni, Fies, Escola da Família ou Cota Social, mas que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita (por pessoa), estes poderão realizar a Autodeclaração de Baixa Renda a partir do dia 8 de janeiro, próxima segunda-feira.

Graças a um convênio inédito com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), a SPTrans passará a utilizar o CadÚnico dos programas sociais, que serve para validar as informações declaradas por esses usuários.

inicialmente estes estudantes continuarão recebendo as cotas apenas com a Autodeclaração de Baixa Renda, mas durante o primeiro semestre serão convocados para entrevista presencial e apresentação de documentos nos postos de cadastramento do CadÚnico do seu município.

O convênio firmado pela SPTrans com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social visa aprimorar o controle, evitando distorções, além de assegurar o benefício apenas aos estudantes que têm direito ao benefício.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

7 comentários em Saiba como fazer cadastramento para o Bilhete Único escolar em 2018

  1. Gabriel Estavarengo // 12 de Janeiro de 2018 às 22:06 // Responder

    E aonde pegar essa autodeclaração? Isso eles não providenciaram!

  2. Gabriel, pelo que entendi essa declaração é aquela que preenchemos no portal/site do Bilhete único. Depois te convocam para comprovar, indo nesse “CRAS – Centro de Referência de Assistência Social”, levando a documentação para se cadastrar nesse CadÚnico.

  3. Como é solicitado ao estudante a comparecer na entrevista? É no próprio site da Sptrans ou pelo site?
    Antes da entrevista o cartão do passe livre poderá ser usado normalmente?

  4. É ridícula essa história de “descadastrarem” que já tinha o passe livre e fazerem se recadastrar nesse CADúnico. Cadastrem os novos usuários e não os antigos estudantes. É humilhante já precisar de ajuda do governo que te enfia nessa situação constrangedora de não ter renda descente pra se manter e ainda mais, no meu caso preciso pedir dinheiro emprestado para um parente todo dia antes de ir pra faculdade até a SPTrans resolver minha situação…

  5. Bom dia,
    Peço por gentileza verificarem qual o motivo não obtive respostas sobre o local de recebimento do bilhete ÚNICO ESPECIAL com acompanhante de Agostinha Maciel CPF: 424.386.596/53 e RG: 18.541.015-7, data de nasc. 14/10/1942 eu já digitei o meu e-mail,mas,até agora não me responderam

  6. JHONNY B FERNANDES // 21 de Fevereiro de 2018 às 21:43 // Responder

    Onde verifico os locais para fazer a entrevista ?

  7. Daiane Suellen Cardoso // 6 de Abril de 2018 às 14:55 // Responder

    Sou beneficiária do bolsa família e desempregada, estou usando o bilhete estudante com meia tarifa, porém ñ consegui aqui no site o passe livre. Como faço por favor? Obrigada.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: