Bilhete Único Metropolitano já funciona na Região do Cariri, no Ceará

BILHETE UNICO METROPOPLITANO; ASSIN CONVENIO REFORMA PRACA PE CICERO ASSI LETREIRO HORTO

Na última sexta-feira (29 de dezembro), governador Camilo Santana lançou o Bilhete Único para o transporte coletivo de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Missão Velha. Com uma única passagem usuários poderão transitar nos quatro municípios

ALEXANDRE PELEGI

O Bilhete Único Metropolitano do Ceará chegou oficialmente à Região do Cariri, sul do estado cearense, nesta sexta-feira, 29 de dezembro de 2017.

bu_cariri_gov

Governador do Ceará, Camilo Santana, participa do lançamento do Bilhete Único Metropolitano no Cariri (Foto: Núcleo de Comunicação do Governo do Estado do Ceará)

O ato contou com a presença do governador do estado do Ceará, Camilo Santana, que em Juazeiro do Norte estendeu os benefícios da bilhetagem eletrônica para a população das cidades de Juazeiro, Crato, Barbalha e Missão Velha.

O fato foi possível graças à aprovação da Assembleia Legislativa do estado, ocorrida no dia 14 de dezembro de 2017. A mensagem ao poder legislativo estadual foi enviado pelo governador Camilo Santana, que após a aprovação no dia 14 de dezembro, permitiu a extensão dos benefícios do Bilhete à região do Cariri.

No ato de lançamento o governador Camilo Santana ressaltou que, com a implantação do Bilhete Único do Cariri, os passageiros que utilizarem as linhas de ônibus metropolitanas pagarão uma única tarifa quando fizerem a integração com outras linhas metropolitanas e também quando fizerem a integração com as linhas de ônibus urbanas de Juazeiro do Norte. O intervalo para realização da integração é de até duas horas.

O superintendente do Detran, Igor Ponte, explicou como funciona o sistema. “Ao embarcar no 1º ônibus, o passageiro deverá apresentar o Bilhete Único Metropolitano do Cariri. O pagamento da tarifa é feito normalmente nesta primeira viagem. Após o embarque no primeiro ônibus, ele tem até duas horas para embarcar no próximo ônibus e apresentar o seu Bilhete Único. No momento em que ele utiliza o Bilhete Único no 2º ônibus, realizará a integração dessas viagens sem pagar nova tarifa, viajando gratuitamente neste último percurso”.

O serviço será ofertado em linhas metropolitanas e urbanas. As Linhas Metropolitanas são as que interligam os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Missão Velha; já as Linhas Urbanas, interligam os bairros da Cidade de Juazeiro do Norte.

BILHETE ÚNICO METROPOLITANO DO CEARÁ FUNCIONA DESDE JUNHO DE 2016

Desde junho de 2016 o Bilhete Único Metropolitano do Ceará passou a valer em todas as linhas de ônibus que ligam 14 municípios da Região Metropolitana a Fortaleza. O sistema possibilita a integração entre os dois sistemas (metropolitano e urbano da Capital).

A expectativa inicial era atender 60 mil usuários na integração entre o sistema de transporte metropolitano e o sistema urbano da capital cearense. Mas hoje o Bilhete já atende a mais de 66 mil inscritos, num total de 9 milhões de viagens.

A REGIÃO DO CARIRI

Localizada ao Sul do estado do Ceará, a Região surgiu a partir da conurbação entre os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, chamada triângulo CRAJUBAR, criada por Lei Complementar Estadual e sancionada em 29 de junho de 2009. A essas três cidades juntaram-se os municípios limítrofes Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri.

A Região tem uma população estimada em 600 mil habitantes e sua área de influência, além da região sul do estado cearense, atinge a região da divisa entre o Ceará e os estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí.

TRILHOS – Outro sistema de transporte da região é o VLT do Cariri, conhecido também como Metrô do Cariri. O modal, que começou a operar em fase experimental em dezembro de 2009, possui 9 estações e uma linha de 13,6 km de extensão. No entanto, ele é subutilizado: no início a expectativa era que transportasse cerca de 5 mil usuários por dia, número três vezes maior do que os 1,3 mil transportados atualmente. O serviço atende aos municípios de Crato e Juazeiro do Norte, e é operado pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, empresa de capital social do Governo do Estado do Ceará.

CICLOVIA – Em agosto deste ano o Governo ceaerense inaugurou a segunda maior ciclovia do estado, que liga os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A ciclovia leva o nome de ‘Crajubar’, e possui 17 quilômetros de extensão, atrás somente de equipamentos similares de Fortaleza.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: