Ônibus de Londres movidos a café a partir desta segunda-feira (20)

Transport for London (TfL) tem se voltado cada vez mais para o uso de biocombustíveis como forma de reduzir as emissões dos transportes na cidade

ALEXANDRE PELEGI

Acredite, se quiser… Borra de café como combustível de ônibus.

Pois isso é verdade, e o combustível começará a ser usado para mover alguns dos ônibus de Londres a partir desta segunda-feira (20).

A firma de tecnologia Bio-bean diz que produziu um combustível à base de óleo de café suficiente para abastecer um ônibus por um ano. O biocombustível foi criado com a mistura de um óleo extraído da borra do café com diesel B20.

A Transport For London (TfL), órgão responsável pelo transporte público na Grande Londres, tem se voltado cada vez mais para o uso de biocombustíveis na busca de de reduzir as emissões dos transportes na cidade. A capital do Reino Unido está num processo de substituição dos ônibus convencionais por modelos híbridos – elétricos e a combustão -, como também por ônibus movidos exclusivamente à eletricidade.

Biocombustíveis feitos com produtos de resíduos, como o óleo de cozinha e o sebo do processamento de carne, já são usados em muitos dos 9 mil ônibus da capital.

No entanto, esta será a primeira vez que um biocombustível derivado do café será adicionado ao sistema de transporte público de Londres.

Os moradores da cidade produzem 200 mil toneladas de resíduos de café por ano, de acordo com a start-up. O Reino Unido consome cerca de 55 milhões de xícaras de café por dia, segundo informa a British Coffee Association.

A start-up retira a matéria-prima de cafeterias e fábricas de café instantâneo para a extração do óleo na fábrica, onde o combustível é processado numa mistura com Biodiesel B20.

biobean_popup

Em 2015 o então prefeito de Londres, Boris Johnson, colocava um pacotinho de grãos de café usados num caminhão de coleta da bio-bean

Os ônibus podem ser abastecidos diretamente com o combustível sem qualquer necessidade de modificação.

A empresa acredita que precisaria de pouco mais de 2,55 milhões de xícaras de café para produzir combustível suficiente para um ônibus de Londres circular por um ano, uma vez que o óleo é misturado com diesel.

Até agora a start-up afirma ter produzido seis mil litros de óleo de café.

“É um ótimo exemplo do que pode ser feito quando começamos a reimaginar o lixo como um recurso inexplorado”, disse o fundador do projeto, o biológico Arthur Kay.

Pela quantidade de café que consumimos, o Brasil pode ser um excelente mercado futuro para a nova tecnologia.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Com informações do site da BBC News – (England)

7 comentários em Ônibus de Londres movidos a café a partir desta segunda-feira (20)

  1. Fazer óleo diesel de café, a 450 reais a saca! ah sim, é reciclado, e como vai ser feito para fazer a coleta desse matéria, e quanto vai custar para coletar? aqui no Brasil onde a mão de obra é muito mais barata, não se viabilizou nem de recolher o óleo de cozinha! e veja que já era óleo e não a matéria prima, pois vai muitos quilos para se fazer um litro de óleo!
    Isso é propaganda, para enganar trouxas!

    • Propaganda? Está no site da BBC de Londres, e nos ônibus gerenciados pela TfL. Pode não ser a solução (e não será), mas são alternativas que, somadas, estão reduzindo as emissões. Apenas isso. O que não dissemos na matéria, pois aí sim poderia parecer propaganda, é que a Shell foi uma importante financiadora no desenvolvimento do combustível. Esta empresa (que vende petróleo) vem oferecendo suporte a empreendedores com boas ideias na área de energia limpa. E esta foi uma dessas ideias.

      • Aqui no Brasil já se faz o biodiesel de soja que é muito mais barato e viável, o nosso pro álcool já é feito desde a década de 70, o nosso álcool é melhor aditivo para a gasolina no mundo, a gasolina ela tem o problema de pré ignição e para que ela não exploda antes ela precisa de um aditivo para baixar a taxa de explosão, em vários países se usa o chumbo para para isso que é altamente poluente, no brasil se usa o etanol ou álcool que não poluem nos EUA o metanol que é muito mais caro!
        O álcool podia ser exportado não concorrendo com a gasolina mais aditivo contra a pré ignição e também em combate a poluição no mundo!
        Você faz ideia do que representaria esse mercado no mundo que poderia chegar a 25 ou 30 porcento do consumo de gasolina no mundo e a redução na emissão de poluição no mundo por via disso? e sendo um aditivo não teria de concorrer com preço com a gasolina! poderia ser vendido mais caro e com bons lucros para nos brasileiros que somos produtores e detentores dessa tecnologia!
        Mas o nosso pais não tem culhão para ditar regras no mundo, mas se viesse de lá pra cá já estava no nosso rabo!
        E o nosso biodiesel já está desenvolvido, e já vem sendo utilizado, ele pode ser utilizado só ou aditivado no diesel que é como já vem sendo utilizado assim como o álcool na gasolina!
        Precisamos valorizar o que é nosso, e para de abanar o rabo para o que vem de fora!

  2. Amigos, bom dia.

    Legal, são novas alternativas.

    Pelo menos deu para aliviar aquela de que UBER em Londres tem relação empregado X empregador.

    Em breve a BOSTOBRÁS, o futuro do Barsil.

    O pré sal já azedou.

    Att,

    Paulo Gil

    • A Petrobras extrai o barril de petróleo do pré sal a 8 dólares por barril, mesmo com todo o custo da corrupção, e vende a 50 dólares! bosta é o povo brasileiro que deixou vender o pré sala a 1 centavo o barril deixando ser enganados por essa nossa mídia podre! mesmo sabendo que com a Petrobras iriam ganhar 42 dólares por barril e extrai mais de 1 milhão de barris por dia, e REPITO O CUSTO DE 8 DÓLARES JÁ ESTAVA EMBUTIDO TODO O DESVIO DA CORRUPÇÃO!
      A mídia deu um nó na cabeça do povo, e fez parecer divida contraída para investimento para perfuração de novos poços em prejuízo por custo de extração!
      Agiram de má fé em conluio com empresas estrangeira para se a posar do pré sal!
      A nossa mídia é privada e tem interesses privados, pra eles mais vale 1 milhão no bolso do que 1 trilhão para o nosso povo!
      http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/01/pre-sal-segue-competitivo-mesmo-com-petroleo-em-queda-diz-petrobras.htmlaspx.html

      • Excelente comentário, vou deixar no meu computador para refletir e também para contra-argumentar coxinhas e fãs daquele juiz …

  3. Notícia Boa! ! Mas as pessoas so sabem “achar” dificuldades…. aqui não da…Brasil isto…Brasil aquilo…. que coisa heim…..

1 Trackback / Pingback

  1. Ônibus de Londres movidos a café começaram a funcionar neste mês | Campione

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: