Recife cria número de WhatsApp para combater assaltos a ônibus

????????????????????????????????????

Número foi divulgado para auxiliar a população a denunciar casos e suspeitos de assaltos no interior dos coletivos

ALEXANDRE PELEGI

A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco criou mais uma ferramenta para combater a criminalidade no sistema de transporte público da Grande Recife.

Nesta quarta-feira a SDS divulgou um número de WhatsApp, pelo qual a população poderá fazer denúncias que levem à prisão de assaltantes de ônibus. O telefone (81) 9.9488.7091 vai receber mensagens pelo aplicativo. O aplicativo será gerenciado pela Polícia Civil.

Em coletiva à imprensa, o delegado Joel Venâncio, coordenador da Polícia Civil na Força-tarefa Coletivos, afirmou: “Sabemos que muitas dessas denúncias serão feitas após a ocorrência, mas vai ser mais uma forma de ajudar a polícia nas investigações”. O delegado garantiu que o sigilo da identidade do denunciante será garantido.

A novidade foi apresentada nesta segunda-feira (13), durante entrevista da “Força-tarefa Coletivos”, resultado de uma parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte e as empresas de ônibus. Segundo a SDS, o trabalho da Força consiste em reuniões semanais para discutir os fatos ocorridos a cada sete dias e agir implantando reforços na segurança em determinados locais ou linhas de ônibus em que há mais registro de ocorrências.

Na coletiva, a SDS fez um balanço do trabalho da Força-tarefa desde agosto.

De acordo com a Secretaria, houve uma diminuição nos números de assaltos a ônibus em relação a 2016: conseguiu-se reduzir em 41% a incidência de roubos a ônibus na Região Metropolitana do Recife, entre setembro e outubro deste ano. Em outubro de 2017 foram registradas 65 ocorrências em todo o estado, ao passo que no mesmo mês de 2016 ocorreram 107 casos. De janeiro a outubro deste ano foram presos 272 suspeitos de assalto a ônibus.

A estratégia contou com intensificação da Operação Transporte Seguro, que, somente em outubro, realizou abordagens em 6.092 ônibus, alcançando mais de 54 mil pessoas.

A SDS divulgou como novidades futuras o fortalecimento das ações da Força-tarefa Coletivos, que incluem melhorias no videomonitoramento dos ônibus, o foco nos principais assaltantes, além da análise do ambiente de terminais integrados de passageiros e de seu entorno.

ASSALTOS A ÔNIBUS – PERNAMBUCO
 

2016

2017

AGOSTO

145

155

SETEMBRO

132

75

OUTUBRO

107

65

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

1 comentário em Recife cria número de WhatsApp para combater assaltos a ônibus

  1. Esta ótima iniciativa vem a somar estratégias para o combate a assaltos a passageiros de ônibus em Recife e grande Recife. A SDS (Secretária de Defesa Social-PE) está de parabéns, uma vez que já criou o “Alerta Celular”, que visa coibir exatamente o interesse dos bandidos ao principal objeto de cobiça dos marginais nestes assaltos! Resta agora toda população aderir e fazer uso destas ferramentas. Os outros estados precisam adotar também estas ferramentas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: