Prefeitura de SP recebe aval da Câmara para garantir empréstimos com dinheiro de multas de trânsito

Foto: Ilustração

Especialistas criticam: se prefeitura usa a multa como receita, ela sinaliza que não está interessada em diminuir as infrações

ALEXANDRE PELEGI

O que era ideia há poucas semanas, está muito perto de sair do papel: a Secretaria Municipal da Fazenda elaborou um plano para que a Prefeitura de SP arrecade a verba das multas de trânsito ainda não cometidas pelos motoristas. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2017/10/11/prefeitura-de-sp-quer-usar-multas-de-transito-ainda-nao-cometidas-como-fonte-de-receita/

Em resumo, o plano prevê receber antecipadamente o dinheiro de multas sobre infrações de trânsito por meio da emissão de debêntures – títulos de dívida.

Nesta quarta-feira, dia 1º de novembro, a gestão João Doria foi autorizada pela Câmara de São Paulo a colocar o plano em execução. Ou seja: a verba de arrecadação com multas de trânsito dos próximos seis anos servirá como garantia para empréstimos.

A Câmara atendeu a pedido da própria Prefeitura em texto protocolado no Legislativo na véspera, terça-feira (31). O pedido foi aprovado pouco depois por 31 dos 47 vereadores presentes.

A ideia é simples: as multas servirão de garantia de debêntures (títulos de dívida), que serão colocadas no mercado para que a Prefeitura consiga verba para investir em ações para melhorar o trânsito e o transporte público. O dinheiro levantado será usado, por exemplo, em programas de recapeamento e de educação dos motoristas.

O secretário da Fazenda do município, Caio Megale, afirma que a previsão é usar apenas uma pequena parcela do arrecadado com esse tipo de operação financeira. Ele estima arrecadar até R$ 400 milhões até o final da gestão, o que representa 21% da arrecadação prevista com multas de trânsito apenas para o ano que vem. A expectativa com a arrecadação com infrações de trânsito para 2018 é de R$ 1,9 bilhão.

O texto aprovado fala em  prazo de seis anos, que passa a valer a partir da sanção da lei pelo prefeito João Doria, o que deverá acontecer nos próximos dias.

Caso o prefeito João Doria use todo o dinheiro previsto em arrecadação de multas pelos próximos seis anos – período autorizado pela Câmara –, ele dará como garantia a verba prevista para arrecadar em multas não só nos 3 anos que ainda restam de sua gestão, como nos três primeiros anos da gestão do prefeito que o substituir em 2021.

Os especialistas apontam uma incoerência no projeto da prefeitura entre a questão financeira e a segurança viária. Eles afirmam que uma boa e intensa política de segurança viária pode ser medida pela queda consistente no número de multas. Se as multas caem, naturalmente a arrecadação também cai. Assim, se a prefeitura usa a multa como um fator de receita, ela sinaliza para a opinião pública que não está interessada em diminuir as infrações.

Esse é um dos motivos que levou o promotor Marcelo Milani a criticar abertamente o projeto. Milani, na gestão anterior, entrou com uma ação contra a Prefeitura (gestão Haddad) para contestar o uso do dinheiro das multas.

O secretário Caio Megale diz que o projeto será amplamente discutido antes de ser implementado. Isso significa uma discussão intensa, além da concordância do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Município.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Isto ai é no mínimo incostsitucional.

    Muito em breve uma ação judicial barrará esta aberração.

    Aguardem.

    PREVISIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading