Licitação do sistema de ônibus de Campinas vai atrasar novamente
Publicado em: 27 de outubro de 2017

De acordo com o secretário de transportes, por questões técnicas e também devido à crise econômica, não é viável lançar o edital neste ano
ADAMO BAZANI
A licitação dos transportes coletivos de Campinas, no interior de São Paulo, que deveria ter sido iniciada em março de 2016, ficará somente para 2018.
A nova previsão foi anunciada pelo secretário de transportes da cidade, Carlos José Barreiro.
Somente no primeiro trimestre do ano que vem é que deve ser lançado o edital.
Já é o terceiro adiamento do processo licitatório, que pretende abrir a possibilidade de entrada de novas empresas de ônibus e reestruturar o sistema.
O atual contrato com as empresas de ônibus é de 2005, mas foi considerado irregular pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE que julgou a licitação ilegal. No entendimento dos conselheiros, houve restrição à concorrência, por meio da capacidade técnica no julgamento da licitação pelos técnicos da prefeitura, usada como critério de desempate.
Para justificar o atraso na licitação, Barreiros citou a crise econômica que, segundo o secretário, fez com que o número de passageiros caísse de uma média de 8 milhões por ano para 6,4 milhões por ano, o que prejudicaria projeção de demanda para os próximos 15 anos, tempo estimado para os novos contratos.
Além disso, o secretário de transportes alega questões técnicas que precisam ser melhor definidas, como as mudanças no sistema quando estiverem em operação os corredores exclusivos do sistema BRT, ligando o centro de Campinas aos distritos de Campo Grande e Ouro Verde .
Barreiros confirmou que a licitação vai levar em conta a criação de uma área onde só circularão ônibus elétricos, chamada área branca, na região central, conforme já havia adiantado em entrevista ao Diário do Transporte.
Relembre:
Hoje os transportes em Campinas são operados pela VB Transportes e Turismo Ltda., Onicamp Transporte Coletivo; Consórcio Concicamp, formado pela Itajaí Transportes Coletivos Ltda. e Expresso Campibus Ltda., Consórcio Urbcamp, com ainda três cooperativas que operam no Sistema InterCamp.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Amigos, boa noite.
Ops!
Acendeu uma luz de alerta.
Atraso na licitação do buzão em Sampa, ABC e agora Campinas.
Tem gato nessa tumba e muuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitos.
O que será que está por traz desse atraso ???????
Tá muito na cara todos esses atrasos.
Aiiiiiiiiiiiii tem.
PREVISIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Att,
Paulo Gil