Londres lança site para auxiliar na compra de carro menos poluente

Iniciativa visa reduzir as emissões na cidade; poluição é responsável pela morte de 40 mil pessoas por ano

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Londres decidiu ajudar os moradores da cidade a escolher veículos novos menos poluentes na hora da compra.

Para orientar os consumidores a Prefeitura lançou uma ferramenta online que classifica carros e furgões vendidos no Reino Unido a partir de setembro de 2015.

É uma iniciativa que visa reduzir as emissões na cidade, responsável pela morte de 40 mil pessoas por ano devido aos efeitos da poluição. Nas crianças, este tipo de poluição pode causar tosse, bronquite, asma e ainda prejudicar o desenvolvimento dos pulmões e até o cérebro.

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, assim como sua colega de Paris, Anne Hidalgo, vem tomando uma série de iniciativas para reduzir as emissões de poluentes, inclusive no transporte coletivo.

Recentemente Sadiq Kahn anunciou um dos maiores programas de retrofit já realizados no mundo envolvendo toda frota a diesel de ônibus de Londres de tecnologia anterior a Euro 6. Como conta o especialista ambiental Olimpio Alvares, “todos os ônibus deverão atender os padrões de emissão similares a Euro 6, mediante a realização de upgrade ambiental; Londres quer sua frota de transporte coletivo totalmente renovada e limpa em prazo recorde”.

No caso dos automóveis, estes respondem por metade das emissões da cidade, particularmente os motores a diesel. Quase 8 milhões de londrinos residem em áreas que ultrapassam as diretrizes de qualidade do ar preconizadas pela Organização Mundial da Saúde.

A ferramenta online posta à disposição dos londrinos chama-se Cleaner Vehicle Checker – algo como “Verificador de veículo mais limpo”, e ainda está em testes. Ele classifica os carros e furgões vendidos no Reino Unido desde setembro de 2015, usando como referência o Euro 6. O Euro 6 é o limite mais recente estabelecido de quantidade de dióxido de carbono que os veículos na União Europeia podem emitir.

A ferramenta recua ao ano de 2015 e não é gratuitamente. Em setembro daquele ano explodiu o escândalo da fraude nos testes de emissão de poluentes feitos pela Volkswagen nos Estados Unidos. A Volks reconheceu dias depois que 11 milhões de carros a diesel no mundo estavam equipados com um software que adulterava os níveis reais de emissões de poluição.

O destaque do Cleaner Vehicle Checker está na constituição de sua base de dados, montada com informações independentes. Ele mostra as quantidades emitidas pelos veículos em condições reais e não em testes de laboratório.

Ao lançar a ferramenta, o prefeito Sadiq Khan afirmou que a poluição do ar é “uma vergonhosa crise de saúde”. Enquanto isso, em São Paulo, nem a Lei de Mudanças Climáticas foi votada em seu artigo 50, nem a Inspeção veicular foi retomada (nem a prazo no horizonte para  tanto).

A ferramenta pode ser vista no link: https://www.london.gov.uk/what-we-do/environment/pollution-and-air-quality/cleaning-londons-vehicles/newer-vehicle-checker

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading