Prefeitura de Cubatão quer integração entre ônibus intermunicipais e VLT

Para prefeitura, integração e reestruturação das linhas podem ajudar a diminuir trânsito.

Pedido foi apresentado à EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Cubatão, no litoral paulista, divulgou nota dizendo que pediu formalmente à EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos o início da integração entre as linhas intermunicipais que saem dos bolsões e da Vila Esperança com o terminal Barreiros do VLT  Veículo Leve sobre Trilhos.

Na semana passada, foi realizada uma reunião entre a administração municipal e a gerenciadora do governo estadual.

“Temos que criar alternativas para que quem usa transporte coletivo consiga chegar a todas as regiões da cidade de Santos via integração com o VLT e as linhas intermunicipais e municipais que já existem na cidade”, disse, em nota, o vice-prefeito de Cubatão que também é secretário de Planejamento,  Pedro de Sá, que ainda acrescentou ser também necessário diversificar as linhas intermunicipais e integrá-las para evitar o aumento dos congestionamentos na cidade vizinha.

Sá destacou que uma alternativa a ser estudada para a região é a retomada do transporte ferroviário entre Cubatão e Santos com a reutilização do ramal que era usado pelas indústrias. “Temos condições de criar um sistema de transporte ferroviário muito bom. O VLT vir para cá é um projeto de longo prazo, mas temos que resolver a questão do transporte para um ano, dois anos, três anos, e pensar no VLT pra daqui a oito anos, talvez, porque demora para ter projeto, para ter recurso, para construir. Enquanto não chega o VLT, não podemos ficar esperando e colocar as pessoas em ônibus lotado”, concluiu.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading