Governo da Bahia anuncia licitação das linhas de ônibus metropolitanos para dezembro
Publicado em: 11 de agosto de 2017
Reunião dia 14, entre prefeitura e Estado, deve discutir estudo sobre a tarifa e avançar ainda mais na integração entre sistemas de transporte
ALEXANDRE PELEGI
A semana foi pródiga em notícias para a mobilidade urbana da Grande Salvador.
Após o início da integração total dos transportes públicos da capital, anunciada na quarta-feira (9) pelo prefeito ACM Neto, chega a vez do governo do estado confirmar que as linhas do Transporte Rodoviário Metropolitano serão licitadas no mês de dezembro.
A operação do sistema será integrada de forma operacional e tarifária com o Metrô de Salvador.
O governo estadual promete renovar a frota com veículos novos, equipados com validador para bilhetagem eletrônica, ar-condicionado e wi-fi, GPS, piso baixo e acessibilidade.
As linhas metropolitanas que serão concedidas pelo Estado através de processo licitatório terão os Terminais de Integração de Passageiro do sistema metroviário de Salvador como principais destinos.
A readequação das linhas está sendo estudada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).
INTEGRAÇÃO ÔNIBUS-METRÔ TRAZ VANTAGENS AO PASSAGEIRO:
Antes desta quarta-feira (dia 9), apenas cerca de 50% das linhas de ônibus estavam integradas ao metrô. Com a integração total inciada ontem (10) os usuários podem tomar qualquer ônibus com o uso do bilhete único. O benefício, que estava disponível para 500 mil usuários, diariamente, atinge agora 1,3 milhão de usuários.
A integração total do sistema de ônibus com o metrô foi a primeira etapa para a reestruturação das linhas de coletivos em Salvador.
A primeira fase, iniciada nesta quinta (10), passa pela transformação da Estação Acesso Norte, onde ocorre a integração entre as linhas 1 e 2 do metrô, em plataforma de transbordo à semelhança da Estação Pirajá. Esta fase envolve 77 linhas, que passam por 32 bairros. O processo de redesenho tem ainda mais três fases.
A relação institucional entre prefeitura e Estado, pelo visto, parece caminhar para um equilíbrio, após muita polêmica sobre a integração dos sistemas de transporte e a forma como deve ser feita a repartição da tarifa entre os sistemas de ônibus e Metrô.
Intermediados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), representantes da prefeitura e do governo do estado se reúnem na próxima segunda-feira (14) para oficializar o anúncio feito pelo Município da integração total dos sistemas de transporte.
A promotora de Justiça Rita Tourinho lembra que outras questões importantes serão discutidas no encontro, como o estudo sobre a tarifa. “Precisamos debater a integração para que ela tenha continuidade da forma mais harmônica possível”, disse a promotora à imprensa de Salvador.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte


Amigos, boa noite.
O puder é igualzinho de norte a sul, leste a oeste do Barsil.
“O governo estadual promete renovar a frota com veículos novos, equipados com validador para bilhetagem eletrônica, ar-condicionado e wi-fi, GPS, piso baixo e acessibilidade.”
Faltou uma informação imprescindível:
E QUEM PROMETER PAGAR OS BUZÕES NOVAS.
Isso ninguém fala.
PREVISIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Os contribuintes.
Att,
Paulo Gil
Olá!
Eu vejo com positividade essa manifestação do GE. As permissionárias/concessionárias que operam o serviço de transporte metropolitano provavelmente terão revistos os contratos. Há muita burocracias e aspectos legais os quais nós desconhecemos. A renovação da frota atenderá interesses de todos os entes envolvidos: empresariado, Governo e usuários. Veículos novos e em especial com tecnologias avançadas como so elétricos e híbridos são os ideias por causar menso impactos ao meio ambiente entre outros fatores.
O GE dentro da sua alçada tem mais que promover essa renovação e o empresariado pode e deve se valer das linhas de créditos disponíveis para isso.
Inclusive há o ReFrota. O site da CEF agente financiador oficial esclarece: “É uma linha de crédito, operada pela Caixa, que se destina a financiar a renovação ou ampliação das frotas de ônibus para empresas que detêm concessão ou permissão de serviços de transporte urbano.
Com um total de recursos de R$ 3 bilhões, o programa tem o objetivo de modernizar a frota nacional para que os usuários do sistema de transporte público de todo o país sejam atendidos com mais eficiência, conforto e segurança. Como consequência da fabricação de 10.000 novos ônibus, o Refrota também vai resultar em empregos e no aquecimento da economia. A empresa que pretende contratar deverá ter como garantias principais: alienação fiduciária de frota financiadas, cessão fiduciária de recebíveis e fiança.”
Estou na torcida pra que isso se concretize!!