Ar-condicionado: Desejo dos passageiros, mas que requer manutenção cuidadosa das empresas de ônibus

Limpeza de ar-condicionado em ônibus

Assim como componentes da mecânica, quilometragem do veículo é essencial para programar limpeza, troca de filtros e reparos

ADAMO BAZANI

Atualmente, o ar-condicionado em ônibus urbanos se tornou item obrigatório em diversos sistemas de transportes e uma exigência dos passageiros.

Na capital paulista, por exemplo, todos os ônibus comprados zero km já devem vir com refrigeração. No Plano de Metas do prefeito João Doria, o ar-condicionado aparece com destaque. De acordo com a proposta, até 2020, a cidade de São Paulo deve ter ao menos seis mil ônibus com o equipamento. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2017/07/11/novo-plano-de-metas-mobilidade-onibus/

No Rio de Janeiro, a polêmica em torno de tarifas também envolve a meta assinada na época do ex-prefeito Eduardo Paes de implantar na cidade 100% da frota de ônibus com ar condicionado.

Mas o que pode ser um alívio para os passageiros, tanto em dias quentes como no frio, já que o climatizador pode deixar a temperatura do ônibus mais agradável em qualquer estação do ano, também pode ser fonte de vírus, fungos e bactérias que geram graves doenças.

Sendo assim, são fundamentais a manutenção e limpeza dos equipamentos de ar-condicionado, o que nem sempre é feito corretamente.

A manutenção preventiva do equipamento de ar-condicionado é atrelada à quilometragem do veículo.

Esta parada para manutenção do ar-condicionado pode ocorrer mais vezes que a manutenção preventiva da mecânica, por exemplo.

Há também tipos diferentes de manutenção preventiva de acordo com a quilometragem.

Existem os trabalhos mais simples, realizados com mais frequência, e os bem detalhados, que obrigam que o ônibus fique ao menos um dia fora de circulação.

Na série de vídeos “Por dentro da Metra”, a empresa de ônibus e trólebus que opera o corredor que faz a ligação entre São Mateus e Jabaquara, nas zonas leste e sul de São Paulo, respectivamente, passando por municípios do ABC, e também a extensão entre Diadema e Brooklin, mostra como que é a rotina da manutenção do ar condicionado.

A cada 7 mil km é realizada uma limpeza e troca de filtros. A cada 100 mil km praticamente todo sistema é trocado, com a substituição dos principais componentes. O setor responsável pela manutenção é a eletrônica. Acompanhe com imagens de como são feitos os trabalhos:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Parabéns Metra.

    Agora aqui em Sampa eu tenho minhas dúvidas, afinal as entradas e saídas de ar são na sua grande maioria todas cheias de pó preto.

    Eu tenho fotos, mas não anotei o numero do carro.

    E olha que era um Millenium novo.

    E prefiro um cabritinho sem ar mesmo.

    Já que limpeza não é o fraco da fiscalizadora.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Caio disse:

    Eu honestamente me pergunto quem prefere ônibus sem ar condicionado do que com, mas aceito e entendo cada um com a sua loucura.

    O ar condicionado é importante sim, haja frio ou calor. O que SPTrans precisa se preocupar e atentar, além da limpeza, é em motorista vagabundo que desliga o aparelho pra dar desculpa que o veículo tá sem potência ou porque tá frio demais…

    Metra, como sempre, um exemplo a ser seguido.

    1. Paulo Gil disse:

      Caio, bom dia.

      Não precisa perguntar, eu já respondi acima, aqui em Sampa, eu prefiro buzão sem ar condicionado, afinal não temos calor nesta cidade (bem que eu adoraria) e se o buzão é imundo internamente imagina o filtro do ar condicionado.

      Infelizmente, ar condicionado é um produto que ainda precisa de muiiiiiiiiiiiita inovação, e uma delas é ser independente do motor.

      Não há nada mais horrível do que quando o ar condicionado rouba potencia do motor, ainda mais de um buzão e principalmente se ele estiver tuchado.

      Nesse caso o piloto tá certinho.

      Eu não sabia que o ar condicionado do buzão AINDA, está roubando potencia do motor, ai de fato o piloto está certo.

      Motor traseiro já não tem torque por natureza e já pensou com ar condicionado roubando potencia ???

      Nenhum piloto merece.

      Ai cabe mais uma pergunta:

      CADÊ A TÃO FALADA INDÚSTRIA DE 4a GERAÇÃO.

      Att,

      Paulo Gil

    2. Paulo Gil disse:

      Complementando:

      A fiscalizadora, NUNCA se preocupou e atentou e nem irá se preocupar e atentar com limpeza ou com o piloto.

      Para sanarmos esta questão, temos de chamar o Dr. Bactéria do Fantástico e pedir para ele medir quanto tem de bacteria num buzão SEM ar condicionado e quanto tem de bactéria num buzão COM ar condicionado.

      Mas lembrem-se a amostragem tem de ser sigilosa, num dia qualquer nos 4 cantos de Sampa.

      Abçs,

      Paulo Gil

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