Porto Alegre acaba com a 2ª passagem gratuita nos ônibus municipais

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

Medida foi adotada após prefeitura da capital gaúcha ter enviado à Câmara Municipal seis projetos para redução de isenções; objetivo é conter o aumento do preço da passagem

ALEXANDRE PELEGI

Um decreto publicado na noite de quinta-feira (27) determinou o fim da gratuidade na segunda passagem em Porto Alegre. Apenas os estudantes seguirão tendo direito ao benefício. Os demais usuários pagarão R$ 2,02 na segunda viagem, metade do valor da passagem integral.

A prefeitura alega que a isenção que mais pesa no reajuste tarifário é a segunda passagem gratuita. Dos usuários do sistema de ônibus em Porto Alegre, 13% utilizam o benefício, o que representa perto de 3 milhões de viagens por mês.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estima que a decisão pode trazer uma economia de R$ 0,22 anuais no preço da tarifa.

A decisão foi adotada após a prefeitura enviar à Câmara Municipal seis projetos de lei que visam reduzir as gratuidades do transporte coletivo urbano, e assim conter o aumento do preço da tarifa.

O decreto que acaba com a 2ª passagem gratuita começa a valer em 30 dias, e a economia na passagem de 2018 será proporcional ao tempo em que estará em vigor. Pelas estimativas da EPTC, essa economia representará R$ 0,06 até o fim do ano. No total, mais de 50 mil usuários sofrerão diretamente os impactos das mudanças.

Para 2018 o impacto, segundo a EPTC, deve ser bem menor do que os R$ 0,22 estimados pela EPTC.

Enquanto para o atual diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, a decisão é necessária, visto que hoje o sistema “está quebrado, porque não se adaptou à gratuidade”, seu antecessor no cargo, Vanderlei Capellari, chama a medida de “simplista”.

Soletti argumenta que a medida não cumpriu sua função ao não trazer passageiros para o transporte público. O número vem caindo desde 2011, quando a medida foi adotada. Naquele ano o sistema tinha 233 mil passageiros, número que caiu para 191 mil no ano passado.

Capellari alega que a segunda passagem “é uma medida de justiça”. Ele afirmou em entrevista a uma rádio local que é “obrigação das empresas de ônibus ofertar um preço único. Quando pessoa não é atendida numa única viagem ela tem mesmo direito de quem tem”, disse.

Mas o grande vilão do aumento da tarifa continuará sendo a queda do número de passageiros. A expectativa da prefeitura de Porto Alegre é que o sistema perca 11,5% dos usuários em 2017, levando o valor da tarifa atual (R$ 4,05) para R$ 4,50.

Para frear o aumento tarifário a prefeitura encaminhou à Câmara Municipal seis projetos de lei que visam reduzir as gratuidades do transporte coletivo urbano. Relembre:  https://diariodotransporte.com.br/2017/07/25/cortar-gratuidades-reduzir-cobradores-e-aumentar-idade-dos-onibus-estao-entre-as-propostas-da-prefeitura-de-porto-alegre-para-contrer-alta-da-tarifa/

Para atrair novos passageiros para o sistema de ônibus a EPTC garante que vai investir na melhoria da qualidade do serviço. Soletti informa que a partir do segundo semestre a frota de ônibus de Porto Alegre começará a implantar novas tecnologias, o que inclui o reconhecimento facial e a instalação de câmeras e GPS nos veículos.

Como é hoje: todos os passageiros que têm cartão TRI têm direito a utilizar um segundo ônibus gratuitamente. O benefício vale até 30 minutos depois do desembarque do primeiro ônibus.

Como será após a decisão da EPTC: os passageiros com cartão TRI pagarão metade da segunda passagem. Ficam de fora da restrição os estudantes e os usuários das linhas alimentadoras.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Comentários

Comentários

  1. Juliana disse:

    Isso é muito retrocesso. Reconhecimento facial não é melhoria da qualidade do ponto de vista do usuário. E câmera e GPS só serão bons para o usuário se isso se reverter em maior segurança e maior frequencia dos ônibus. Caso contrário, os usuários estarão apenas financiando melhorias para o empresário – no caso, financiando medidas contra burla da tarifa.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading