Doria visita sede de fábrica chinesa de empresa que vai fornecer ônibus elétricos para São Paulo

João Doria e Sérgio Avelleda pouco antes de visitarem fabricante de ônibus

Cidade chinesa tem 85% da frota de ônibus movidos à eletricidade. Não há ainda previsão para que prefeito e secretário de transportes visitem fabricantes que estão no Brasil

ADAMO BAZANI

O prefeito de São Paulo João Doria e o secretário Municipal de Transportes e Mobilidade, Sérgio Avelleda, estiveram nesta quinta-feira, 27 de julho de 2017, na sede da fabricante de ônibus elétricos BYD, na China, empresa que também está instalada em Campinas, no interior de São Paulo, e vai fornecer modelos para a capital paulista.

Em vídeo publicado antes do início da visita, Avelleda disse que a eletricidade é o futuro da mobilidade urbana e que a tecnologia é viável para São Paulo.

“É uma tecnologia [de ônibus elétricos] já consolidada, uma tecnologia possível de ser implementada em São Paulo, claro que nós temos de observar com cuidado, ir devagar sempre, mas confiantes de que o futuro passa por esta tecnologia do ônibus elétrico. Outros fabricantes também fazem isso e estamos aqui para verificar a confiabilidade deste projeto” – disse Avelleda.

O edital de licitação dos transportes na cidade de São Paulo vai estipular reduções de emissões de poluição sem, entretanto, exigir dos empresários de ônibus qual tipo de tecnologia menos poluente deve ser adquirida para a frota. A minuta do certame deveria ter sido lançada neste mês de julho, mas depois das audiências públicas sobre a licitação, ainda não há previsão para que o material seja publicado.

Além da BYD, existem no Brasil outras duas fabricantes de ônibus que usam eletricidade para propulsão: a Volvo, em Curitiba, que desde 2012 faz veículos híbridos (com motores a combustão e a eletricidade) e a Eletra, de São Bernardo do Campo, que atua desde os anos 1990 com capital nacional e faz trólebus, ônibus 100% elétricos com bateria e ônibus híbridos.

Não há ainda nenhum indicativo de que João Doria e Sergio Avelleda visitem estas fábricas no Brasil.

Na cidade chinesa de Shenzhen, atualmente 85% da frota de ônibus são elétricos, com cinco mil veículos.

Na capital paulista, há 200 trólebus e serão incorporados à frota da Ambiental Transportes, mesma operadora dos trólebus, 60 ônibus elétricos puros da marca chinesa, feitos em Campinas. A frota total de ônibus na cidade de São Paulo é de 14,7 mil veículos.

https://www.facebook.com/jdoriajr/videos/1527025510687588/

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Antônio Jorge disse:

    Parece uma propaganda do prefeito!
    O correto não seria na manchete informar o nome da empresa e o local apenas informando que “o prefeito visitou” ? Para um blog de transporte, o importante é o fato. E relacionado à transporte, soa estranho a manchete como está!
    Obs: independente de partido ou apreço.

    1. blogpontodeonibus disse:

      O título está correto. Por favor, Jorge, não seja daqueles leitores que se atém ao título apenas.
      Pedimos que leia o texto na íntegra. Não é possível colocar todas as informações no título.
      Grato

  2. Carlos disse:

    Me pergunto: se a empresa já produz aqui, porque ir à China? E porque nao utilizar veiculos da outra empresa, de capital nacional?

    1. Ivo Suares disse:

      Não existe empresa de capital nacional capaz de atender as necessidades do mercado nacional.

      1. Claudio disse:

        Por ir a china e talvez a prefeitura paulista importa as peças em compra os motores eletricos e outros equipamentos lá na china e monta as peças chinesas nos onibus de carroceria brasileira virar onibus elétrico.

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    A real é uma só:

    Enquanto eles passeiam, Sampa está um lixo.

    Vamos trabalhar.

    E não esqueçam de devolver os meus R$ 20,00 que eu tenho de crédito no BU que foi levado no assalto e devidamente bloqueado pelo 156.

    Ahh e quero juros, correção monetária e dano moral.

    O negócio agora é o “Chemical Bus”, com ácido fórmico.

    Esqueceram da seca ???

    O Barsil está sem infra estrutura.

    Acorda Sampa.

    Att,

    Paulo Gil

  4. O.Juliano disse:

    Vergonha alheia dos garotos propaganda…

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading