Dono da Tesla sonha com viagem ultrarrápida de trem subterrâneo entre Nova York e Washington

Transporte de passageiros e cargas seria através de sistema de tubos gigantes de baixa pressão conhecido como hyperloop

ALEXANDRE PELEGI

O empresário de tecnologia Elon Musk é tido como um visionário. É presidente-executivo da fabricante de carros elétricos Tesla e da SpaceX. Bilionário, Musk está à frente de projetos de colonização do planeta Marte, de redução do custo da energia, além de inteligência artificial.

Seu mais novo projeto agora está em revolucionar o transporte de passageiros e cargas através de um sistema interurbano de tubos gigantes de baixa pressão conhecido como hyperloop.

O sistema hyperloop funciona com tubos de vácuo com amortecedores magnéticos. Viajando dentre desses tubos os trens evitariam a desaceleração pela pressão do ar ou pelo atrito das rodas com os trilhos, ficando mais rápidos e mais baratos de operar.

Musk iniciou recentemente uma empresa chamada Boring Company, cuja finalidade é construir o sistema. O empresário afirma que seu projeto seria muito mais rápido que os atuais trens de alta velocidade.

Seu alvo inicial é começar a construir o sistema de transporte subterrâneo de alta velocidade ligando as duas importantes cidades americanas de Nova York e Washington. O tempo de viagem seria de cerca de meia hora.

Usando sua conta no Twitter, Musk garante que recebeu a aprovação verbal do governo para construção de um hyperloop subterrâneo. A estrutura sairia de Nova York e passaria por Filadélfia e Baltimore antes de chegar a Washington, em 29 minutos.

Só para se ter uma ideia da revolução que seria o projeto de Musk, o trem Acela de alta velocidade da Amtrak faz a viagem entre as duas cidades em cerca de três horas, e isso se não tiver atrasos.

Mas a Boring Company tem outros projetos. Musk, também por sua conta no twitter, afirmou que o primeiro conjunto de túneis seria destinado a “aliviar o maior congestionamento urbano de Los Angeles”, e que a empresa “provavelmente” construirá um hyperloop de Los Angeles para San Francisco e outro no Texas.

Mas enquanto o empresário usa o Twitter para divulgar seus sonhos e projetos, o secretário de imprensa do prefeito de Nova York, Bil de Blasio, também pelo Twitter, respondeu: “Isso é novidade para a prefeitura”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Ainda bem que tem mentes inteligentes.

    Sensacional.

    Não se é obrigatório, mas prefiro aéreo.

    Isso deve ser similar ao tubo que envia documentos em bancos.

    Depois dessa, os Jurássicos perderam o sono.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Mas…

    “Cuidado com a altura e o vão entre o trem e a plataforma”

    Ahhhh, não, esse trem não é da CPTM.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading