Santa Catarina rompe contrato com Paulotur

Empresas Santo Anjo e Jotur assumem emergencialmente as linhas nesta quarta-feira

ADAMO BAZANI

O Deter-  Departamento de Transportes e Terminais de Santa Catarina informou na tarde desta terça-feira, 20 de junho de 2017, que empresa Paulotur, que operava na grande Florianópolis, perdeu a concessão dos transportes.

De acordo com o Deter, foi aberto um processo administrativo após manifestação da PGE – Procuradoria Geral do Estado, contra a companhia e o Conselho Estadual de Transportes de Passageiros decidiu de maneira unânime pelo fim do contrato. As 12 linhas até então operadas pela Paulotur serão repassados emergencialmente a partir desta quarta-feira, dia 21, para as empresas Santo Anjo e Jotur, que trafegam na mesma região.

O Deter diz que iniciará ainda neste mês o processo licitatório para definir a empresa que vai operar as 12 linhas por meio de contrato de longa duração.

A Santo Anjo e a Jotur serão obrigadas por 45 dias a aceitar os Vales-Transportes da Paulotur comprados anteriormente pelos passageiros. Após esse prazo, os usuários terão de adquirir novos bilhetes.

A Jotur fica responsável por operar os trechos entre Florianópolis e Morretes (Albardão), Praia da Pinheira, Enseada do Brito e Guarda do Cubatão (Jomar), sendo que as partidas e chegadas serão no TICEN.

A Santo Anjo assumirá as linhas para Garopaba, Gamboa e Paulo Lopes, com partidas e chegadas no Terminal Rodoviário Rita Maria, e a venda de passagens nos guichês.

A Paulo Tur enfrentava as dificuldades financeiras e os funcionários se queixavam de atrasos salariais. A última greve teve início na segunda-feira, sem acordo ainda com a companhia.

Em nota, o Deter explica como serão as operações:

As linhas de ônibus intermunicipais entre Florianópolis e Garopaba – operadas até então pela Paulotur – agora serão oferecidas pelas empresas Santo Anjo e Jotur. A mudança atende determinação do Governo do Estado, por meio do Departamento de Transportes e Terminais (Deter), e passa a valer a partir desta terça-feira (20). Nos primeiros 45 dias os passes poderão ser utilizados ou substituídos nos guichês das empresas, sem prejuízo para o passageiro.

Com a redistribuição das linhas, a Jotur fica responsável por operar os trechos entre Florianópolis e Morretes (Albardão), Praia da Pinheira, Enseada do Brito e Guarda do Cubatão (Jomar), sendo que as partidas e chegadas serão no TICEN. Já a Santo Anjo assumirá as linhas para Garopaba, Gamboa e Paulo Lopes, com partidas e chegadas no Terminal Rodoviário Rita Maria, e a venda de passagens nos guichês.
Em ambos os casos os respectivos quadros de horários permanecem os mesmos, sendo possível consultá-los no TICEN e no Terminal Rodoviário Rita Maria. As empresas também estão atualizando os sites jotur.com.br e santoanjo.com.br para que o usuário possa fazer a consulta on-line e planejar sua viagem com mais comodidade.

Em caso de dúvidas, a Santo Anjo mantém os telefones 0800-877-3000 e (48) 3821-3000, enquanto a Jotur oferece atendimento pelo (48) 3279-3200.

Vale-transporte
No primeiro mês com as novas empresas, o passageiro poderá utilizar o saldo de passes em qualquer das linhas que passarão a ser operadas pela Santo Anjo e Jotur. Para facilitar o embarque, o passageiro também poderá solicitar a troca, sendo possível substituir os passes até o dia 5 de agosto.
Depois deste prazo somente os novos passes emitidos pelas empresas terão validade. A Jotur comercializará esse tipo de passagens na agência em frente à estação de Palhoça. Para as linhas da Santo Anjo basta procurar o guichê no Rita
Maria.

Estudantes e professores
Durante os primeiros 45 dias de operação as duas empresas aceitarão os passes escolares já adquiridos, bem como as carteiras de estudante. A Jotur comercializará esse tipo de passagens na agência em frente à estação de Palhoça. Para as linhas da Santo Anjo basta procurar o guichê no Rita Maria. Os locais para recadastramento também serão estes.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. waldemar disse:

    Capaz de entrar a Piracicabana, com os ônibus que pertenceram as linhas de Blumenau…

    1. vagligeirinho disse:

      A região tem uma deficiência de demanda. Ela é bem sazonal. Não creio que a BR Mobilidade aposte nisso.

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Rápida substituição.

    Sai uma pizza emergencial, com borda recheada de lucro.

    E assim roda o BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.

    Att,

    Paulo Gil

    1. vagligeirinho disse:

      Você nem conhece o local para saber o que se passa por lá…

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