História

Volare completa 19 anos com 60 mil ônibus de pequeno porte comercializados

Marca lidera segmento de leves e somente para o Programa Caminho da Escola já forneceu 10 mil veículos

ADAMO BAZANI

As necessidades em relação aos transportes são as mais variadas possíveis e os ônibus devem ter diversos portes e configurações.

Para atender os diferentes segmentos, é necessário que a indústria brasileira de ônibus seja bastante flexível e criativa.

Da mesma forma que os grandes e médios sistemas necessitam de ônibus de alta capacidade, como articulados, superarticulados e biarticulados, e que o setor rodoviário precisa desde ônibus mais robustos para enfrentar áreas de difícil acesso até veículos de alto padrão, com dois andares e serviços de bordo, também são necessários veículos menores e mais ágeis.

E foi com este intuito que surgiu a Volare, em 1998, Unidade de Veículos Comerciais Leves da Marcopolo, que completa 19 anos de atuação neste ano.

A trajetória, em parceria com a fabricante nacional de chassi Agrale, começou com modelos de tamanho reduzido, como o A5, e posteriormente, o A6

volare-98-marcopolo

Volare A 5 ainda com a marca da Marcopolo

.

De acordo com a empresa, desde a criação da marca já foram 60 mil unidades comercializadas. Somente para o programa Caminho da Escola, do Governo Federal, que permite o acesso à educação para alunos em área de difícil acesso, foram 10 mil veículos comercializados e que trafegam em diversos municípios brasileiros.

Atualmente, a linha da empresa oferece desde veículos mais simples e de pequeno porte até leves de dimensões maiores com capacidade para 36 passageiros e de alto padrão.

Os modelos atuais são: Volare Cinco, V5, V6, V8, V8L, V9L, W-L, W6, W7, W8, W8 Fly, W9, W9 Fly, W9 Fly Limousine, W9 Fly Visione, W12, DW9, DW9 Fly, Access  e 4X4.

Além da tradicional parceria com Agrale , desde 2010 também algumas versões da Volare recebem plataforma e motor Mercedes-Benz, identificadas com a sigla DW.

volare-98

Volare A 5 para empresa de fretamento do ABC Paulista

Assim como a Marcopolo, cujo nome nasceu de um modelo bem sucedido nos anos de 1970 ( anterioemente a empresa chamava-se Carrocerias Nicola por causa do sobrenome dos fundadores), o nome Volare também surgiu para designar um modelo e hoje é uma marca.

“Nesses 19 anos, conquistamos a liderança de mercado no Brasil para veículos leves até 10.000 kg de PBT, com mais de 50% de market-share. A Volare é reconhecida pelo contínuo lançamento de novos modelos e versões que transformaram a marca em referência no transporte, desde para a aplicação urbana até para o uso no turismo ou como veículo de transporte de estudantes”, explica o gestor do Negócio Volare, João Paulo Ledur.

 

A Volare possui duas unidades fabris, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, e em São Mateus, no Espírito Santo. Em 2017, comercializou 1.368 unidades, das quais mais de 400 para o mercado externo.

861_1365621891_volarefire

No início dos anos 2000, a Volare começou a investir em mini-ônibus cujas atribuições extrapolavam o transporte de passageiros. Foram apresentadas versões como carro de manutenção, link de TV, ambulância, bombeiro, escritório e central de monitoramento.

O primeiro miniônibus com piso baixo, suspensão pneumática total e motor traseiro; o primeiro Escolarbus e o modelo voltado para acessibilidade também são destaques em nota emitida pela Marcopolo/Volare, além do primeiro miniônibus nacional 100% elétrico que recebe tecnologia da BYD.

Acompanhe:

BYD-3

BYD-4

Volare E, primeiro miniônibus elétrico, em parceria com a BYD, de Campinas

Além de todos os modelos desenvolvidos, a Volare, ao longo de sua trajetória, apresentou diversas inovações no mercado como o Escolarbus, em 1999, primeiro modelo projetado para o transporte de estudantes e que se transformou em referência para o mercado nacional. Outras novidades importantes foram os modelos com tração 4×4, piso baixo e suspensão pneumática, além da utilização de conceitos automotivos inéditos na indústria do ônibus.

 Em 2015, a Volare lançou o Access, o primeiro miniônibus com piso baixo, suspensão pneumática “Full Air” e motor traseiro. O novo veículo foi projetado e concebido para oferecer total acessibilidade, mais conforto e segurança para os passageiros e atender à crescente demanda nacional por um transporte coletivo, seletivo e Escolar, com o mais elevado padrão de qualidade.

 O Volare Access foi desenvolvido com o objetivo de ser uma importante referência em seu segmento. “Desenvolvemos um veículo que alia a agilidade e a versatilidade de um miniônibus, com padrão de conforto, segurança e acessibilidade superiores, somente encontrados em modelos tecnicamente mais avançados” destaca Ledur. O veículo vem sendo utilizado com grande sucesso nas mais diferentes aplicações, desde o transporte urbano, como na cidade paulista de Santos, ou no Balneário de Camboriú, em Santa Catarina, até a versão escolar exportada, no ano passado, para o DTC (Dubai Taxi Company/School bus Division), operador de transporte de Dubai, nos Emirados Árabes.

 No ano passado, a marca lançou o Volare Cinco, modelo inédito e diferente de todos os veículos para o transporte de pessoas existentes no mercado brasileiro, que oferece aos passageiros e motorista os mais elevados padrões de conforto, ergonomia, segurança e eficiência. O Volare Cinco reúne as principais características e vantagens de uma van, como agilidade, dirigibilidade, manobrabilidade e baixos consumo de combustível e custo de aquisição, com os atributos de um ônibus pequeno (quantidade de lugares, poltronas confortáveis, robustez (durabilidade), custo de manutenção, visibilidade, rede de pós-venda, preço de revenda e imagem da marca).

 Este ano, a Volare prepara-se para lançar o primeiro miniônibus com motorização 100% elétrico produzido no Brasil. Em parceria com a BYD – empresa líder mundial no desenvolvimento de powertrain para veículos elétricos, o novo modelo deverá entrar em testes ainda em 2017 e é único em sua categoria em todo o mundo, pois tem comprimento e peso reduzidos e conta com piso baixo, suspensão pneumática e zero emissão de poluentes. Sua autonomia é de 250 quilômetros.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    A Volare precisa desenvolver algo parecido com o INVEL, também precisamos de um modelo parecido, com custo acessível a quem não é nem lambari.

    Bem como um substituto do INVEL será muito útil e vendido para o transporte de idosos.

    Marcopol, dê atenção as minhas ideias e sugestões.

    Não esqueçam de comprar a letra da minha música “Motorista de Coração para o lançamento do G-8.

    A ergonomia dos Volares, principalmente para os pilotos precisa melhorar e muiiiiiiiiiiito.

    Já tiraram o degrau interno alto do Volare 5 e diminuiram aquele bruta painel, dá para fazer uma grande redução de custos, é muito painel a toa.

    Dos Volares, só gosto desse modelo da BYD e do motor traseiro que vi na SAE Brasil, creio que no ano passado ou retrasado.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading