Passageiros poderão trocar óleo de cozinha usado por sabão em terminais do Corredor ABD

Troca ocorre em terminais operados pela Metra

Ação ocorre na Semana do Meio Ambiente e trata-se de uma parceira entre Metra, EMTU e Instituto Triângulo

ADAMO BAZANI

A Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD, mais uma vez adota uma ação em prol da sustentabilidade, engajando os passageiros e a comunidade em geral.

Entre os dias 5 e 9 de junho, quando ocorre a Semana do Meio Ambiente, os passageiros do poderão trocar óleo usado de cozinha por barras de sabão.

A ação ocorre por meio de uma parceria entre a Metra, EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e o Instituto Triângulo, que já tem mais de dez anos de experiência na transformação de óleo usado de cozinha em sabão.

A cada dois litros de óleo de cozinha, levados preferencialmente em garrafas PET, o passageiro ganhará duas barras de sabão, feitas a partir do mesmo material: óleo que seria descartado na natureza.

As trocas ocorrem nos seguintes terminais do Corredor: Jabaquara, Diadema, São Bernardo do Campo, Ferrazópolis e São Mateus, das 8h às 17h.

A ação visa a atender os três principais pilares da sustentabilidade: meio ambiente, social e econômico.

Em relação ao meio ambiente, o aproveitamento do óleo usado de cozinha evita a contaminação da água e do solo. Você sabia que um litro de óleo pode contaminar diretamente 20 mil litros de água?

Além disso, o sabão feito a partir do óleo usado é 90% biodegradável.  O óleo que não é aproveitado para fabricação das barras de sabão pode ser usado para outros fins, como a transformação em biodiesel. Em motores de ônibus, caminhões e tratores, o biodiesel pode reduzir até 50% as emissões de poluição no ar em comparação ao diesel comum.

Já sobre os pilares social e econômico, o Instituto Triângulo, parceiro da Metra e da EMTU nesta ação, contrata membros de comunidades carentes para a fabricação das barras de sabão. Além aprenderem uma nova profissão, os beneficiados também têm a oportunidade de gerar renda. O instituto possui 2200 pontos de coleta espalhados em todo país.

SERVIÇO:

O que: Troca de óleo usado de cozinha por barras de sabão

Como: dois litros de óleo valem duas barras de sabão

Quando: De 5 a 9 de junho, das 8h às 17h (Semana do Meio Ambiente)

Onde: Terminais Jabaquara, Diadema, São Bernardo do Campo, Ferrazópolis e São Mateus, do Corredor ABD

Quem: Parceria entre Metra, EMTU e Instituto Triângulo

Por que: Preservar o meio ambiente, engajando a sociedade e atendendo aos três pilares da sustentabilidade: meio ambiente, social e econômico.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Passageiros poderão trocar óleo de cozinha usado por sabão em terminais do Corredor ABD

  1. Amigos, bom dia.

    Metra, vem pra Sampa.

    Parabéns !

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: