Linha 5 do Metrô é a que perde mais passageiros no 1º bimestre

Metrô de SP perdeu passageiros nos dois primeiros meses do ano, mas linha que atende a zona sul foi a mais atingida. Crise econômica é um dos motivos

ALEXANDRE PELEGI

O Metrô de SP perdeu passageiros nos dois primeiros meses de 2017. No total a queda foi de 1,9%, quando comparado a igual período do ano passado. Mas foi a Linha 5-lilás a campeã de perdas no sistema. A linha, que atende a zona sul da capital, ligando as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro, foi a que mais perdeu passageiros, uma queda de 4,5%, o que representa cerca de menos 11 mil passageiros/dia.

As explicações para a queda se concentram em dois fatores: o desemprego que se abateu sobre a periferia, ocasionado pela forte crise econômica, e os custos da integração. Com menos dinheiro no bolso o paulistano que usa o sistema estaria evitando a integração, optando pela baldeação apenas entre ônibus. Mesmo fenômeno que tem esvaziado a linha 4 do metrô do Rio de Janeiro: com o aperto no bolso, o cidadão opta pelo modo mais econômico, compondo viagens apenas entre ônibus, mesmo que isso torne a viagem mais demorada.

Para o Metrô é um dado simbólico. Após perseguir sucessivos aumentos na quantidade de entradas e passageiros transportados, esta é a primeira vez que o sistema acusa queda nos índices. A companhia reforça a tese dos efeitos da crise sobre o sistema, e em nota afirma que seus efeitos refletiram diretamente na quantidade de passageiros transportados.

Apesar da oscilação para menos, o Metrô de SP informa que a quantidade de passageiros transportados se mantém na faixa de 1 bilhão de passageiros por ano. Esta quantidade se refere ao total de usuários que circulam diariamente pelo sistema, somando número de entradas, mais transferências gratuitas das linhas da CPTM e da linha 4-amarela.

Alexandre Pelegi

4 comentários em Linha 5 do Metrô é a que perde mais passageiros no 1º bimestre

  1. Glaucio oliveira // 1 de maio de 2017 às 12:09 // Responder

    Ja havia dito que isso acontecería. E com o aumento da integracao vai diminuir mais. E no caso da zona sul por descaso do governo estadual/ metro o sistema por bus teve que cobrir e oss corredores exclusivos conseguem quase acompanhar o tempo do metro. A noite 23 h tenho visto linhas que chegam a 3 biarticulados bem próximos da mesma linha e lotados.

  2. Esse serviço caro do metrô ainda vai extingui-lo, seja pelo preço da construção ou pela operação. Vi uma reportagem sobre carros voadores, parece que agora realmente vai sair do papel, aliado a serviços como Uber compartilhado, acho difícil esses meios de transporte caros sobreviverem.

  3. Essa queda deve ser maior a partir de Maio, pois é justamente aquele que está na periferia e necessita de realizar baldeação entre modais que foi penalizado com o aumento dos valores de integração tarifárias.

    • Exatamente.
      Reflexo direto desta medida criminosa contra a mobilidade de ter segurado preços unitários e despejado reajuste maior nas integrações.
      Incrível que os “MPL” da vida não tenham mobilizado protestos nas ruas.

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