Sistema de ônibus da EMTU perde dinheiro para obras do metrô com empresas investigadas pela Lava Jato

Recursos que eram para corredores e implantação de modernizações nos serviços de ônibus foram transferidos para obras do metrô e pararam nos caixas da Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa

ADAMO BAZANI

No início do mês passado, o Diário do Transporte, com base em documentos oficiais do Governo do Estado de São Paulo, que todos os projetos de corredores de ônibus intermunicipais gerenciados pelo EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos estavam atrasados, alguns deveriam ter sido entregues em 2012, e não passavam dos canteiros de obras. Na ocasião, a justificativa da gerenciadora era que havia falta de recursos, principalmente devido à crise econômica. Relembre aqui: https://diariodotransporte.com.br/2017/03/08/%EF%BB%BFcom-menos-verbas-emtu-divulga-previsoes-para-entregas-de-corredores-de-onibus-intermunicipais/

No entanto, muitos recursos que deveriam ir para essas intervenções foram transferidos para obras no metrô e pararam nos cofres de construtoras investigadas pela Operação Lava Jato, como Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa.

De acordo com matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo nesta segunda-feira, a linha 5 Lilás do Metrô, por exemplo, teve recursos ampliados em 14%, muito desse percentual veio da EMTU.

Já a Rodovia dos Tamoios teve suplementações de 50,1% para as obras no trecho de serra.

Em anos anteriores, não houve esse remanejamento.

Grande parte dos recursos é do dinheiro do Tesouro, que pode ser remanejado conforme o governo quiser e achar prioritário.

Já recursos de operações de crédito, como empréstimos do BNDES, só podem ser remanejados após aval da Assembleia Legislativa. É o que o governo tenta fazer retirando recursos da linha 6-Laranja do metrô, atualmente parada, para a linha 5 Lilás. Relembre aqui: https://diariodotransporte.com.br/2017/03/08/alckmin-pede-remanejamento-de-r-200-milhoes-da-linha-6-laranja-para-a-linha-5-lilas/

No ano passado, por causa da crise econômica, o total de investimentos caiu 15% em relação a 2015. Somente com dinheiro do Tesouro, a queda foi de 24,7% – R$ 3,9 bilhões, mas o Rodoanel Norte, a Rodovia dos Tamoios e o Metrô tiveram acréscimo de 3,8% em 2016 em relação a 2015.

No caso da linha 5 lilás do metrô, para o trecho Largo Treze – Chácara Klabin, o crédito suplementar foi de R$ 181, 8 milhões, aberto no ano passado, a maior parte já foi paga. A linha já foi alvo de suspeitas de formação de cartel entre as construtoras Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa.

A Rodovia dos Tamoios, cujas obras são de responsabilidade da Queiroz Galvão e da Serveng, recebeu suplementações no trecho de serra entre o Vale do Paraíba e Litoral Norte de R$ 199,5 milhões. Já para as obras os contornos no litoral a suplementação foi de R$ 153,7 milhões. Em ambos os casos, os recursos foram do Tesouro.

Para o trecho norte do Rodoanel, a última etapa da obra recebeu o crédito suplementar de R$ 450 milhões em dezembro. Mendes Júnior e OAS estão entre as construtoras investigadas na Lava Jato.

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a opção para beneficiar essas obras se deu no último trimestre porque houve a percepção de um cenário um pouco mais positivo nas contas do estado e que essas obras tiveram investimentos contingenciados nos anos anteriores.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

3 comentários em Sistema de ônibus da EMTU perde dinheiro para obras do metrô com empresas investigadas pela Lava Jato

  1. No Brasil, não se sabe dar prioridades… :\

  2. Amigos, boa noite.

    Isto é mais uma desculpa esfarrapada.

    Já é passada a hora da EMTOSA produzir.

    O corredor de Guarulhos, se não me engano, Gopouva é vazio e o Itapevi – Rodo Aneel, está abandona e sendo deterioriado, semi pronto e o buzão da EMTOSA passa ao lado pela pista dos carros.

    UM DISPERDÍCIO DESCARADO.

    MUDA BRASIL !

    Att,

    Paulo Gil

  3. Desenho Ônibus !
    Desenhos Ônibus As Hoje

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: