Ônibus e táxis: a quem a prefeitura mais ajuda?

Cada paulistano que usa táxi recebe um subsídio na tarifa cinco vezes maior do que os que usam ônibus. Agora a prefeitura quer salvar a pelo dos Táxis Pretos, que amargam grave inadimplência

ALEXANDRE PELEGI

Depois do imbróglio causado aos aplicativos de transporte individual em votação recente na Câmara Federal, que coloca em risco o serviço de transporte individual praticado por empresas como Uber, Cabify e similares, eis que outro lado começa a surgir nesse segmento. Trata-se dos taxistas que se arriscaram na aventura de competir com o Uber, e hoje amargam pesada taxa de inadimplência.

Enquanto os taxistas sempre se beneficiaram de receitas municipais, os aplicativos entraram pesado no mercado apostando na livre inciativa.  Apenas na capital paulista os táxis se beneficiam de subsídios anuais que remontam a R$ 250 milhões, um valor absurdo quando consideramos que o sistema transporta apenas 1,5% dos que são atendidos pelo transporte público. Resumo: cada paulista que usa táxi recebe um subsídio na tarifa cinco vezes maior do que os que andam de busão. Como se não bastasse isso, os taxistas (de São Paulo e muitas outras cidades) gozam de privilégios como o de circular em faixa “exclusiva” de ônibus.

Apesar de toda a ajuda dos cofres públicos, o sistema de táxis vive em crise, e mais ainda aqueles que apostaram em segmentos mais elitizados. A categoria dos táxis pretos de São Paulo é um caso recente. Surgiu no final de 2015 para ser uma alternativa de alto padrão para competir com o Uber Black (versão luxuosa do aplicativo). Hoje, nem um ano e meio depois de seu surgimento, a modalidade amarga seus primeiros problemas. Dos 4.731 motoristas que se credenciaram, 89% não pagaram as parcelas do alvará à Prefeitura de São Paulo.

A licença, com validade de 35 anos, custa R$ 60 mil, valor que o taxista pode parcelar em até 60 prestações de R$ 1.000.

Resultado: vem aí mais ajuda da prefeitura. Diante do aumento na inadimplência, a prefeitura de João Doria decidiu mês passado suspender por 60 dias o pagamento da outorga, permitindo a renovação do alvará mesmo para quem está devendo. Além disso, foi criado um grupo de estudos que terá dois meses de prazo para avaliar o modelo e editar novas regras.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

5 comentários em Ônibus e táxis: a quem a prefeitura mais ajuda?

  1. João Luís Garcia // 19 de abril de 2017 às 10:43 // Responder

    Parabéns ao Governo do PT
    Um governo do povo, preocupado com o trabalhador que criou mais esse engodo chamado táxi preto e agora deixou para o Prefeito João Dória administrar

  2. Amigos, boa noite.

    Que taxi de Sampa tem subsidios eu nao sabia.

    Sera que e possivel ao Diario explicar como e este subsidio ??????

    O taxi de Sampa se matou sozinho, igual ao buzao de Sampa, e olha que eu uso pouco, mas em certo tempo usei bastante pela empresa e so eu sei o que eu passei.

    E vou fazer mais uma previsao, o UBER nao se sustentara, porque so quem ganha dinheiro e o UBER.

    Por enquanto so carro semi novo ou novo, quero ver quando tover que trocar o jogo de pneus se terao caixa para itrocar os pneus.

    E so esperar, e uma questao de tempo.

    Ai o taxi preto que se garantir saira do buraco, mas quem se aventurou com o saldo do Fundo de Garantia e nao tem folego, falira.

    E meus amigos, o mundo muda as coisas, nao adianta ser estatico.

    Quem nao muda, o mundo muda.

    Cade o telegrafista ????????

    Piuiiiiiiiiiiiii

    Att,

    Paulo Gil

  3. Complementando.

    A PMSP, nao ajuda ninguem, nem o contribuinte, so atrapalha, como todo o Poder Publico.

    Parem de infernizar a vida do contribuinte e da iniciativa privada.

    Isso ja ajudara o Brasil.

    Att,

    Paulo Gil

  4. Como funciona o subsídio para os taxistas?

  5. Como se dá esse subsídio de 250 milhões da prefeitura de São Paulo nos táxis?

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