Secovi financia contratação de Jaime Lerner para “Cidade Linda” de Doria

Jaime Lerner Jaime Lerner em entrevista em São Paulo. Arquiteto é considerado "pai do BRT"

Ex-prefeito de Curitiba vai atuar em várias áreas, em projeto que levará 12 anos para ser concluído

ALEXANDRE PELEGI       

A informação partiu do prefeito João Doria durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (10): o urbanista e ex-governador do Paraná Jaime Lerner vai desenvolver um projeto de requalificação do centro da cidade de São Paulo.

A contratação do incensado urbanista, prefeito de uma cidade que sempre foi citada como modelo para o transporte coletivo no país, será efetivada através de uma parceria da prefeitura com a iniciativa privada. A contratação será financiada pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP).

Lerner vai integrar o projeto “Cidade Linda”. Doria, no Roda Viva, afirmou que o centro de São Paulo está “destruído, maltratado e abandonado […] muito distante do padrão de qualidade que deve ter”.

Segundo Doria o ex-prefeito de Curitiba atuará em várias áreas, o que inclui habitação, mobilidade, zeladoria, praças, áreas verdes, aspectos arquitetônicos e históricos. O projeto é de longo prazo: o conjunto de obras levará 12 anos para ser concluído.

Outra informação do prefeito Doria foi sobre o destino do Minhocão, que divide moradores e urbanistas quanto a seu futuro. Uns querem a demolição da obra, ao passo que outros querem que o viaduto seja transformado em um parque linear. Para Doria, no entanto, o “Minhocão” não será demolido, mas requalificado.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes