URGENTE: Ponte em Santo André cede mais com máquinas que tentavam fazer conserto

Retroescavadeira quase caiu no rio Tamanduateí

ADAMO BAZANI

Há pouco o prefeito de Santo André, Paulinho Serra, informou que o conserto da ponte que cedeu na Avenida do Estado, nas proximidades da Avenida Antônio Cardoso, demoraria cerca de uma semana.

No entanto, agora esse tempo pode ser maior. Isso porque, na tarde desta sexta-feira, 07 de abril de 2017, a ponte cedeu mais ainda com os trabalhos.

Uma retroescavadeira que fazia serviços no local quase foi engolida, com risco de ter caído no Rio Tamanduateí.

b622f443-fcbc-4892-a249-4f76886e6d82 (1)

A ponte começou ceder na madrugada, após a forte chuva desta quinta-feira.

Em nota anteriormente a prefeitura ainda explicou que o problema é relacionado ao rompimento desta adutora.

“A Prefeitura de Santo André informa que por conta das fortes chuvas que atingiram a região nesta noite e madrugada, a ponte da Avenida dos Estados, próximo à avenida Antônio Cardoso e ao Sam’s Club, cedeu. Ocorreu o rompimento de uma adutora de água no local, apontada como a causa do solapamento.”

Por causa do afundamento de parte da ponte Avenida dos Estados, que dá acesso à Avenida Antônio Cardoso e ao Sam’s Club, ao menos 21 linhas de ônibus, entre municipais, intermunicipais e do Corredor ABD, operado pela Metra, estão sendo afetadas.

LINHAS MUNICIPAIS DE SANTO ANDRÉ

I 02 – Cidade São Jorge/Jardim Ana Maria

I 03 – Jardim Bom Pastor/Parque Capuava

I 04 – Jardim Las Vegas/Parque Capuava

I05 – Vila Rica/Estação de Utinga

I 07 – Bairro Paraíso/Vila Lucinda

I 08 – Jardim das Maravilhas/Bairro Paraíso

T 12 –  Jardim Alzira Franco/Centro

T 14 – Jardim Ana Maria/Centro (Circular)

T 16 – Parque João Ramalho/Ipiranguinha

T 18 – Parque João Ramalho/Ipiranguinha

LINHAS METROPOLITANAS EMTU

043 – São Caetano do Sul (Terminal Rodoviário Nicolau Delic) / Santo André (Cata Preta).

043BI1 – São Caetano do Sul (Terminal Rodoviário Nicolau Delic) / Santo André (Represa).

066 – Santo André (Jardim Las Vegas) / São Paulo – Terminal Sacomã

087  – Santo André (Terminal Santo André Leste) / São Paulo – Metrô Tatuapé

194 – São Caetano do Sul (Terminal Rodoviário Nicolau Delic) / Santo André (Cata Preta).

265 – Santo André (Terminal Santo André Leste) / São Paulo (Conjunto Habitacional Teotônio Vilela)

452 – Santo André (Terminal Santo André Leste) / São Paulo (Jardim São Roberto)

LINHAS METRA (CORREDOR ABD):

284 (São Paulo – Terminal São Mateus / Terminal Santo André Oeste).

284M  (São Paulo – Terminal São Mateus/São Bernardo – Shopping Metrópole) – suspensa temporariamente

285 (São Paulo – Terminal São Mateus/ São Bernardo – Ferrazópolis)

487 (Mauá – Terminal Sônia Maria / Santo André – Shopping ABC)

Não é a primeira vez que houve problema de afundamento de pista neste trecho.

Em 2013, o local ficou fechado por mais de um mês.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2013/02/27/novo-afundamento-da-ponte-de-santo-andre-ja-foi-reparado/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. luana disse:

    não é uma retroescavadeira adamo, é uma escavadeira rs

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Esta ponte esta podre ha anos, a8nda bem que ela caou macio sem machucar ningue.

    Este e um dos principais cruzamentos de Santo Andre e nao pode mais ter uma pontinha.

    Impolde e c8nstruar uma moderna e sem cruzamentos.

    “Ha malas que vao para Belem”

    Att,

    Paulo Gil

  3. O Superintendente do Semasa assumiu ser dele a ideia de autorizar o uso da retroescavadeira sob a ponte avariada *pelas chuvas* em Santo André.
    ——————
    Fui só fazer uma *prova de carga*!” Ops! 😬
    ——————

    *ERRATA: a ponte foi avariada em função de infiltrações e erosão pelas chuvas… MAS… nada disso teria ocorrido se a Secretaria de Obras de Santo André tivesse feito as devidas manutenções preventivas e preditivas das encostas do rio nas cabeceiras das pontes.

    Mas algumas perguntas ficam no ar:
    ————-
    • Quem era o responsável, na gestão anterior, para fazer as Manutenções das Pontes e verificar se poderiam vir a cair por causa de infiltrações e erosão nas cabeceiras?
    ————-
    • Quem eram mesmo os Secretários de Obras na gestão Grana (PT)?
    ————-
    • Quem deve pagar pelo estrago?
    [A] O ex-Secretário de Obras, responsável pelas manutenções das pontes
    [B] O Superintendente do Semana
    [C] O constribuinte andreense
    [D] São Pedro
    ————-
    Acorda! Povo Andreense! 🤡🤡🤡
    Quem vai pagar pela incompetência deles??? 🤔😖😡

    Paulo Serra foi Secretário de Obras na gestão anterior e poderia ter evitado tudo isso.
    O Superintendente do Semasa foi quem autorizou aquela retroescavadeira subir na ponte.
    ——————
    Fui só fazer uma *prova de carga*!” Ops! 😬
    ——————

    A Secretaria de Obras e o Semasa não fizeram as devidas manutenções nas pontes. E quem vai pagar pela incompetência deles? 🤔😖😡
    NÓS, o contribuinte andreense? 🤡

    Acorda! Povo de Santo André!!!

    Se a ponte caiu, a culpa foi dos antigos Secretários de Obras, na gestão Grana. 👍🏽👍🏽👍🏽
    O Secretário de Obras era o responsável pelas manutenções na cidade. 👍🏽👍🏽👍🏽

    Paulo Serra foi Secretário de Obras. 😲😮😧😬

    Acorda! Povo Andreense! 🤡🤡🤡
    Quem vai pagar pela incompetência deles??? 🤔😖😡

    ————-
    • Quem deve pagar pelo estrago?
    [A] Os ex-Secretários de Obras, responsáveis pelas manutenções das pontes
    [B] O Superintendente do Semana
    [C] O constribuinte andreense
    [D] São Pedro
    ————-
    Acorda! Povo Andreense! 🤡🤡🤡
    Quem vai pagar pela incompetência deles??? 🤔😖😡

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading