Gestão Doria acaba com prioridade total ao transporte coletivo no viaduto Plínio de Queiroz – Nove de Julho e libera para todos os carros

Passageiro de transporte coletivo perde prioridade no local. Foto – Reprodução TV Gazeta

Passageiros do transporte coletivo deixam de contar com exclusividade para ônibus. Só fica faixa à direita

ADAMO BAZANI

A gestão do prefeito João Doria, por meio da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego acabou com a prioridade integral para os passageiros de transporte coletivo no viaduto Plínio de Queiroz, na Avenida Nove de Julho, no centro da capital paulista.

A partir desta sexta-feira, 31 de março de 2017, o local passa a ser  liberado para todos os carros, mesmo que só com o motorista.

De acordo com a administração, em nota da CET, que já abriu o espaço no dia 6 de janeiro para carros que transportam mais de uma pessoa (compartilhados), não houve interferência, com a medida, na velocidade do transporte coletivo. Só será mantida uma faixa à direita. Antes, todo o viaduto era para quem se desloca de transporte público.

No período em que o viaduto foi aberto para carro compartilhado, em 6 de janeiro, houve aumento de utilização por veículos com mais de um passageiro, sem que ocorresse prejuízo no desempenho do transporte coletivo. 

 A velocidade média dos ônibus ficou mantida em 26 km/h no pico da manhã no sentido Centro e em 23 km/h no sentido bairro no pico da tarde. Desde a liberação para a circulação de veículos compartilhados, o tráfego sobre o viaduto passou de 332 carros por hora para 879 carros por hora, no sentido Centro, no pico da manhã, e de 170 carros por hora para 595 carros por hora, no sentido bairro, no pico da tarde. 

 Por dia, cerca de 643 mil passageiros utilizam a via elevada, nos dois sentidos.

As análises apontam que ainda assim a capacidade do viaduto pode ser melhor utilizada para reduzir o trânsito no entorno da Avenida Nove de Julho e da Praça 14 Bis. Nesta nova etapa, o tráfego para carros no viaduto será totalmente liberado, sendo mantida a faixa exclusiva de ônibus à direita. 

Os passageiros de transporte coletivo haviam ganhado prioridade no viaduto Nove de Julho, que é caminho do prefeito João Doria e do Vice Bruno Covas de casa para o trabalho, em 2015 durante a política de ampliação de espaços para faixa de ônibus na administração passada, de Fernando Haddad

Nas redes sociais, passageiros que ficaram sabendo da medida, assim como estudiosos na área de transporte, temem que atitude se transforme num retrocesso e abra um precedente para outras ações na cidade que voltem a privilegiar quem utiliza o transporte individual, prejudicando os usuários do transporte público.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes